Cinema científico: a construção de imagens da medicina na produção de Benedito Junqueira Duarte

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2020.157321

Mots-clés :

Cinema científico, Benedito Junqueira Duarte, História da medicina, medicina em São Paulo, Ciências

Résumé

O objetivo deste artigo é compreender o papel desempenhado pelo uso de imagens médicas na produção do cinema documental no Brasil, especificamente na trajetória do documentarista Benedito Junqueira Duarte. O cinema científico foi uma nova experiência visual sobre a qual Duarte construiu parte importante de seu percurso profissional. De 1940 a 1954 os filmes produzidos tiveram como tema principal a cultura nacional, com documentários que se referiam principalmente à educação, em associação com temas de saúde, saúde pública e espaço urbano. De fins dos anos 1950 até fins dos anos 1960, Duarte passou a realizar documentários com médicos de diferentes instituições paulistas e com diferentes laboratórios nacionais e internacionais, com grande repercussão na área da cirurgia cardíaca, momento de consolidação de um novo campo de especialização médica que também se instituía no país.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Márcia Regina Barros da Silva, Universidade de São Paulo - FFLCH - Departamento de História

    Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em História Social do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP; bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Científico (CNPq) e coordenadora do Laboratório de História das Ciências, Tecnologia e Sociedade (Labcite).

Références

BAQUÉ, Dominique. Pour un nouvel art politique: de l’art contemporain au documentaire. Paris: Flammarion, 2006.

BOMENY, Helena (org.). Constelação Capanema: intelectuais e políticas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2001.

CALCAGNO-TRISTANT, Frédérique. Jean Painlevé et le cinéma animalier. Communication, Laval, v. 24, n. 1, p. 117-149, 2005. Disponível em: http://journals.openedition.org/communication/3281. Acesso em: 21 set. 2019. doi: http://dx.doi.org/10.4000/communication.3281.

CATANI, Afrânio Mendes. Cogumelos de uma só manhã. B.J. Duarte e o cinema brasileiro: Anhembi: 1950-1962. Tese de doutoramento em Sociologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991. 3 v.

CHAZAN, Lilian. O corpo transparente e o panóptico expandido: considerações sobre as tecnologias de imagem nas reconfigurações da pessoa contemporânea. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, 2003, p. 193-214. ISSN 1809-4481. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312003000100009>. Acesso em: 21 set. 2019.

CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

DA-RIN, Silvio. Espelho partido: tradição e transformação do documentário. Rio de Janeiro: Azougue, 2004.

DASTON, Lorraine & GALISON, Peter. The image of objectivity. Representations, Berkeley, v. 40, p. 81-128, 1990.

DELAGE, Christian. La vérité par l’image: de Nuremberg au procès Milosevic. Paris: Denoël, 2006.

DUARTE, Benedito Junqueira. B.J. Duarte: caçador de imagens. Textos Rubens Fernandes Júnior, Michael Robert Alves de Lima, Paulo Valadares. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

DUARTE, Benedito Junqueira. Crônica da memória, v. 1: a luz fosca do dia nascente. São Paulo: Massao Ohno, 1982a.

DUARTE, Benedito Junqueira. Crônica da memória, v. 2: nas trilhas do cinema brasileiro: caçadores de imagens. São Paulo: Massao Ohno, 1982b.

DUARTE, Benedito Junqueira. Crônica da memória, v. 3: lâmpada cialítica: namoros com a medicina. São Paulo: Massao Ohno, 1982c.

GAYCKEN, Oliver. “A drama unites them in a fight to the death”: some remarks on the flourishing on a cinema of scientific vernacularization in France, 1909-1914. Historical Journal of Film, Radio and Television, Abingdon, v. 22, n. 3, p. 353-374, 2002. ISSN 0143-9685. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/01439680220148750>. Acesso em: 21 set. 2019.

GOMES, Angela de Castro (org.). Capanema: o ministro e seu ministério. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000.

HAMERY, Roxane. Jean Painlevé et la promotion du cinéma scientifique en France dans les années trente. 1895 : Mille huit cent quatre-vingt-quinze, Paris, n. 47, p. 79-95, 2005. Disponível em: <http://journals.openedition.org/1895/328>. Acesso em: 21 set. 2019. doi: https://doi.org/10.4000/1895.328.

KNORR-CETINA, Karin. Epistemic cultures: how the sciences make knowledge. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1999.

LABAKI, Amir (org.). A verdade de cada um. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

LANDECKER, Hannah. Microcinematography and the history is science and film. Isis, Chicago, v. 97, n. 1, p. 121-132, 2006. Disponível em: <https://doi.org/10.1086/501105>. Acesso em: 21 set. 2019.

LATOUR, Bruno. Drawing things together. In: LYNCH, Michael & WOOLGAR, Steve (org.). Representation in scientific practice. Cambridge, MA: MIT Press, 1990, p. 19-68.

LATOUR, Bruno & WOOLGAR, Steve. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.

LYNCH, Michael & WOOLGAR, Steve (ed.). Representation in scientific practice. Cambridge, MA: MIT Press, 1990.

MACDOUGALL, Marina. Introduction: hybrids roots. In: BELLOWS, Andy Masaki & MACDOUGALL, Marina (ed.). Science is fiction: the films of Jean Painlevé. Cambridge, MA: MIT Press, 2000, p. xiv-xviii.

MACHADO JÚNIOR, Rubens. São Paulo e o seu cinema: para uma história das manifestações cinematográficas paulistanas (1889-1954). In: PORTA, Paula (org.) História da cidade de São Paulo, v. 2: a cidade no Império. São Paulo: Paz e Terra, 2004, p. 456-505.

MOL, Annemarie. The body multiple: ontology in medical practice. Durham: Duke University Press, 2007.

MONTEIRO, Marko. Representações digitais e interação incorporada: um estudo etnográfico de práticas científicas de modelagem computacional. Maná: Estudos de Antropologia Social, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 529-556, 2009. ISSN 0104-931. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0104-93132009000200008>. Acesso em: 21 set. 2019.

MONTEIRO, Marko. Teatro anatômico digital: práticas de representação do corpo na ciência. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 18, n. 3, p. 641-660, 2011. ISSN 0104-5970. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702011000300003>. Acesso em: 21. set. 2019.

MORETTIN, Eduardo V. Cinema educativo: uma abordagem histórica. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 13-19, 1995. ISSN 1806-9347. <https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i4p13-19>. Acesso em: 21 set. 2019.

MORETTIN, Eduardo V. Dimensões históricas do documentário brasileiro no período silencioso. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 25, n. 49, p. 125-152, 2005.

MORETTIN, Eduardo V. Humberto Mauro, cinema, história. São Paulo: Alameda, 2013.

OLIVEIRA, Carmen Irene C. de. Representações imagéticas do fazer científico no contexto do Instituto Nacional do Cinema Educativo. Caderno Cedes, Campinas, v. 34, n. 92, p. 35-50, 2014. ISSN 0101-3262. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622014000100003>. Acesso em: 21 set. 2019

PANDOLFI, Dulce (org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1999.

RAFFAINI, Patrícia Tavares. Esculpindo a Cultura na forma Brasil: o Departamento de Cultura de São Paulo (1935-1938). São Paulo: Humanitas, 2001.

RAMOS, Fernão & MIRANDA, Luiz Felipe. Enciclopédia do cinema brasileiro. São Paulo: Editora Senac, 1997.

RIBEIRO, José da Silva. Antropologia visual, práticas antigas e novas perspectivas de investigação. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 48, n. 2, 2005. ISSN 1678-9857. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0034-77012005000200007>. Acesso em: 21 set. 2019.

RIBEIRO, Maria Alice Rosa. História, ciência e tecnologia: 70 anos do Instituto Biológico de São Paulo na defesa da agricultura, 1927-1997. São Paulo: Instituto Biológico, 1997.

RIEZNIK, Marina & LOIS, Carla. Micrografías interrogadas: una aproximación a la cuestión de las imágenes técnicas en la historia de las ciencias en la Argentina (siglos XIX y XX). Caiana #, Buenos Aires, v. 12, p. 1-17, 2018.

SANTOS, Márcia Juliana. Entre a cavação e o ato de documentar: os limites da produção de filmes em São Paulo nos anos 20 e 30. Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 147-174, 2014. ISSN 1980-4369. Disponível em: <https://doi.org/10.22475/rebeca.v3n2.152>. Acesso em: 21 set. 2019.

SILVA, Carolina da Costa e. O álbum “Parques Infantis” como objeto cultural (São Paulo, 1937). Dissertação de mestrado em Educação, Universidade de São Paulo, 2008.

SILVA, Márcia Regina Barros da. Estratégias das Ciências: a história da Escola Paulista de Medicina (1933-1956). Bragança Paulista: Edusf, 2003.

SILVA, Márcia Regina Barros da. O ensino médico em debate: São Paulo, 1890-1930. História, Ciência, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 9, p. 139-59, 2002. Suplemento. ISSN 0104-5970. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702002000400007>. Acesso em: 21 set. 2019.

SILVA, Márcia Regina Barros da. O filme de temática científica: possibilidades de uma documentação histórica. Cadernos de História da Ciência, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 13-36, 2007.

SILVA, Márcia Regina Barros da. Uma Escola de Médicos: Benedito Junqueira Duarte e o cinema científico. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 6-18, 2019.

TAKAMI, Marina Castilho. Fotografia em marcha: revista S.Paulo – 1936. Dissertação de mestrado em Estética e História da Arte, Universidade de São Paulo, 2008.

TAKAMI, Marina Castilho. Fotomontagem: ordem da subversão. Análise da revista S.Paulo (1936). Visualidades: Revista do Programa de Mestrado em Cultura Visual, Goiânia, v. 5, n. 1, p. 57-86, 2007.

VIGNAUX, Valérie. Femmes et enfants ou le corps de la nation: l’éducation à l’hygiène dans le fonds de la Cinémathèque de la ville de Paris. 1895: Mille huit cent quatre-vingt-quinze, Paris, n. 37, p. 23-43, 2002. ISSN 1960-6176. Disponível em: <http://journals.openedition.org/1895/224> Acesso em: 21 set. 2019. doi: http://dx.doi.org/10.4000/1895.224.

XAVIER, Priscila de Almeida. Representação cinematográfica e história institucional: uma análise de filmes sobre o Instituto Butantan (1928-1953). Dissertação de Mestrado em Meios e Processos Audiovisuais, Universidade de São Paulo, 2010.

Publiée

2020-02-12

Numéro

Rubrique

História das Ciências, História nas Ciências

Comment citer

SILVA, Márcia Regina Barros da. Cinema científico: a construção de imagens da medicina na produção de Benedito Junqueira Duarte. Revista de História, São Paulo, n. 179, p. 01–21, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2020.157321. Disponível em: https://www.journals.usp.br/revhistoria/article/view/157321.. Acesso em: 20 mai. 2024.

##plugins.generic.funding.fundingData##