Análise da Sonata Fantasia n. 1 de Heitor Villa-Lobos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2021.194867Palabras clave:
Heitor Villa-Lobos, Sonata Fantasia nº. 1, Análise musical, PerformanceResumen
A Sonata Fantasia nº. 1 para Violino e Piano de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) constitui-se como uma das três obras do gênero escritas entre 1912 e 1920, sendo que ela é conhecida por: Désespérance, possivelmente estreada em 1917. É pertinente ressaltar que, nesse período de sua vida, Villa-Lobos transita entre o romantismo tardio e modernismo, além do nacionalismo (neofolclorismo) nascente. Nesse sentido, o presente trabalho tem como proposta expor o tratamento complexo das melodias, harmonias e dos motivos trabalhados pelo compositor, apresentando, assim, alguns resultados obtidos mediante um exame e uma revisão analítica. Para tanto, a metodologia empregada nessa observação consiste em uma análise motívica, harmônica e interpretativa, visando assim melhor clarificação do discurso musical elaborado por Villa-Lobos.
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