O ensino coletivo de percussão

Autores/as

  • Beatriz Woeltje Schmidt Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2022.195554

Palabras clave:

Ensino Coletivo de Percussão; Educação Musical; Abordagem Sociocultural.

Resumen

O ensino coletivo de percussão envolve muitas questões a serem debatidas, como a diversidade de instrumentos, técnicas, ritmos, bem como o resgate e/ou valorização da cultura popular de um contexto específico. Este artigo teve como objetivo apresentar um escopo teórico sobre o ensino coletivo de percussão, tendo como foco a discussão de metodologias, da complexidade multi-instrumental e de questões socioculturais que podem estar vinculadas a este ensino. Para isto, foi necessário investigar de que maneira ocorre o ensino-aprendizagem de percussão em contextos de ensino formal e não formal, com o intuito de relatar a criação dos primeiros cursos e docentes que são referência hoje no Brasil. Dentro do ensino coletivo, observou-se que a percussão apresenta grandes possibilidades para o desenvolvimento de uma prática intimamente conectada aos saberes da cultura popular. A partir da contextualização e vivência coletiva de ritmos amalgamados à identidade afro-brasileira, é possível enxergar uma ação pedagógica com abordagem sociocultural, que vai além de questões restritas à técnica e linguagem musical.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

CASTRO, Rafael Y. O ritmo como fenômeno multidimensional nas baterias de escola de samba e no candomblé: pontos de convergência a partir da diáspora africana. 2021. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Música) Universidade Estadual Paulista, São Paulo.

CRUVINEL, Flávia Maria. “Prefácio”. In: DANTAS, Tais; SANTIAGO, Diana. (Org.). Ensino coletivo de instrumentos musicais: contribuição da pesquisa científica. Salvador, EDUFBA, 2017. p. 09 - 12

FERNANDES, João Paulo Lopes. O ensino de instrumentos de sopro e percussão nas bandas de música: um estudo multicaso sobre duas bandas juvenis no Ceará. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Ceará.

FREITAS, Emília Maria Chamone de. O gesto musical nos métodos de percussão afro-brasileira. 2008. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade do Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

GOMES, Nilma Lino. “Educação, raça e gênero: relações imersas na alteridade”. Cadernos Pagu, n. 6-7, p. 67-82, 1996.

MARCELINO, André Felipe. Grupo de maracatu Arrasta Ilha: dinâmicas de aprendizagem musical em uma comunidade de prática. 2014. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação em Música – Educação Musical). Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis.

MELO, Felipe Brito de. O Ensino coletivo de percussão e suas práticas de ensino/aprendizagem. Anais do XXII Congresso Nacional da ABEM. Natal, 2015.

NASCIMENTO, Sandro David Bezerra do. Oficina de percussão no bairro coqueiro da praia: diálogos e possibilidades musicais inseridos no patrimônio natura. RIHGRGS, Porto Alegre, n. 157 especial, p. 231-244, abril de 2020.

OLIVEIRA, Helen Silveira Jardim de. Educação musical segundo uma perspectiva sociocultural: reflexões teóricas e práticas. RPGE – Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v.23, n.3, p. 592-622, 2019.

OLIVEIRA, Rafael Alves de. O desenvolvimento de arranjos para a prática coletiva da percussão com foco em ritmos populares brasileiros. Trabalho de Conclusão de Curso. Bacharelado em Percussão da Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2019.

PAIVA, Rodrigo. Percussão: uma abordagem integradora nos processos de ensino e aprendizagem desses instrumentos. Dissertação de Mestrado. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2004.

PAIVA, Rodrigo. Grupo de percussão e aprendizagem musical: um estudo multicaso no contexto de dois grupos brasileiros. Tese de Doutorado. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, 2015.

PIAZANI, Danilo Ribeiro. O ensino coletivo de instrumentos musicais: reflexões acerca do modelo na perspectiva da experiência com a criação musical. Anais do XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – Belo Horizonte, 2016.

RODOVALHO, Isabella Amaral Araújo. Processos de Ensino e Aprendizagem Musicais no Grupo de Percussão do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira: um estudo com jovens. Anais da III Jornada de Pesquisa do PPGMU/UFU. Agosto/2018, p.55-61.

SANTOS, Catherine Furtado. Casa Caiada: formação humana e musical em práticas percussivas colaborativas. 2013. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira), Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

SCHRADER, Erwin. Expressão musical e musicalização através de práticas percussivas coletivas na Universidade Federal do Ceará. 2011. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza..

SOUZA, Henry Raphaely de. Processos de ensino coletivo de bateria e percussão: reflexões sobre uma prática docente. 2013. Dissertação de Mestrado. (Programa de Pós-Graduação em Música), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Florianópolis.

TEIXEIRA, Leandro Alves. O grupo de percussão e a sua influência na aprendizagem da percussão. 2012. Mestrado em Ensino de Música (Departamento de Comunicação e Arte), Universidade de Aveiro, Portugal.

TULLIO, Eduardo Fraga. O grupo do Brooklin – semente da percussão contemporânea no Brasil. 2014. Tese de Doutorado, Universidade de Aveiro, Portugal.

Publicado

2022-02-16

Número

Sección

Artigo

Cómo citar

Schmidt, B. W. (2022). O ensino coletivo de percussão. Revista Da Tulha, 8(1 e 2), 37-57. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2022.195554