Ganga-Zumbi

análises e perspectivas sobre a canção

Autores

  • Pedro de Grammont e Souza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2019.160589

Palavras-chave:

Ganga-Zumbi, Análise Cancional, Canção, Semiótica da Canção

Resumo

Ganga-Zumbi é um trabalho que analisa, partindo de uma perspectiva histórica, semiótica, rítmica e harmônica, a canção mineira contemporânea Ganga-Zumbi. Esta canção – composta por Sérgio Santos e Paulo César Pinheiro – evidencia um arquétipo da cultura brasileira em uma síntese que traz, em si, muitos elementos rítmicos, ritualísticos e cancionais, contando a história de um de seus personagens históricos, Zumbi dos Palmares. Têm-se por “contemporâneo” um recorte que se estende aos últimos vinte anos, e “mineiro”, um objeto centrado em sua capital, o que – de certa forma – representa eixos identitários e de produção do estado.

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Referências

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Audios:
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Publicado

2019-10-01

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Souza, P. de G. e. (2019). Ganga-Zumbi: análises e perspectivas sobre a canção. Revista Da Tulha, 5(1), 195-232. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2019.160589