Música e Magia na Filosofia Grega Antiga
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v14i1.114587Palavras-chave:
Música, Natureza, Magia, Pitagorismo, Platão, Aristoteles, Aristóxeno, HarmônicaResumo
A filosofia antiga da música grega desenvolveu-se em conexão com a matemática e acústica desde o pitagorismo, que, por sua vez desenrolou-se num contexto ritualístico, mágico e simbólico. O modelo de harmonia universal da ciência pitagórica fez com que ela se expandisse em muitas direções, da astronomia à medicina. A obra de Platão reelaborou parte do pensamento musical pitagórico e examinou também a influência da música no ethos humano, tema que foi aprofundado por Aristóteles. O surgimento da abordagem aristoxeniana provocou uma reorganização do campo da investigação musical, criando um domínio específico da música.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Metafísica. In: Coleção Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
______.Problemas musicais. Trad.: Maria Luiza Roque. Brasília: Thesaurus Editora, 2001.
______. Posterior Analytics. In: A new Aristotle reader. Ed.: J.L.Ackrill. Oxford: Clarendon Press, 1987, p. 39-59.
ARISTÓXENO. Aristoxeni Elementa Harmonica. Da Rios, Rosetta (Ed.). Roma: Typis Publicae Of cinae Polygraphicae, 1954.
ARQUITAS. Fragmentos. Trad. de Ísis L. Borges. In: Coleção “Os Pensadores”. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 260-261.
BAILLY, A. Dictionnaire grec-français. Paris: Hachette, 1963.
BÉLIS, Annie. Aristoxène de Tarente et Aristote: Le traité
d’harmonique. Paris: Klincksieck, 1986.
BURKERT, Walter. Antigos cultos de mistério. São Paulo:
Edusp, 1991.
______. Lore and science in ancient pythagoreanism. Cambridge: Harvard University Press, 1972.
DAHLHAUS, Carl e KATZ, Ruth. Contemplating music.
Vol.I. Nova York: Pendragon Press, 1987.
DELATTE, Armand. Études sur la littérature pythagoricienne.
Genebra: Slatkine Reprints, 1974.
DETIENNE, Marcel. A invenção da mitologia. Brasília: José Olympio/Edunb, 1992.
EUCLIDES. Os Elementos. Disponível em <http://www.perseus. tufts.edu>. Acesso em 02 de janeiro de 2014.
FILOLAU.Sobre a natureza.Trad.de Ísis L.Borges. In: Coleção “Os Pensadores”. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 255-258.
HAVELOCK, Eric. A revolução da escrita na Grécia. São Paulo: Unesp/Paz e Terra 1994.
HERÁCLITO – Fragmentos. Trad. de José Cavalcante de Souza. In: Coleção “Os Pensadores”. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 79-97.
HERÓDOTOS. História. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1985.
HUFFMANN, Carl. Philolaus. In: ZALTA, Edward N. (ed.), The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Summer 2005 Edition). Disponível em: <http://plato.stanford.ed.u/archives/ sum2005/entries/philolaus>. Acesso em 04 de setembro de 2009.
LLOYD, Geoffrey E.R. Magic, reason and experience. Studies in the origins and development of greek science. Cambridge: Cambridge University Press, 1979.
______. The revolutions of wisdom – studies in the claims and practice of ancient Greek science. Berkeley: Uni- versity of California Press, c1987.
MATHIESEN, Thomas. Apollo’s lyre. Nebraska: University of Nebraska Press, 1999.
PLATÃO. Laws. Disponível em: . Acesso em 03 de janeiro de 2014.
_______. La Repubblica. Milão: Mondadori, 1990.
_______. Meno. Londres: Penguin Classics, 1956.
PTOLOMEU. Harmonics. Trad. Jon Solomon. Londres: Brill, 1999.
SCHUELLER, Herbert. Idea of Music: an introduction to musical aesthetics in Antiquity and the Middle Ages. Michigan: Kalamazoo: Medieval Institute Publications, 1988.
TREITLER, Leo (ed.) Strunk’s Source Reading in Music History. Nova York: Norton Company, 1998.
VITRÚVIO. Tratado de arquitetura. Lisboa: IST Press, 2006.
VOVOLIS, Thanos. The voice and the mask in ancient Greece. In: Soundscape. Londres: Wall ower Press, 2007, p.73-82.
WEBER, Max. Fundamentos racionais e sociológicos da música. São Paulo: Edusp, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Cynthia Gusmão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).