Textura e material no pensamento musical contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.207375

Palavras-chave:

Textura, Estrutura, György Ligeti, Elliott Carter, Morton Feldman

Resumo

A palavra textura designa, segundo a definição do dicionário Robert, a disposição dos fios de uma coisa tecida, aplicando-se naturalmente aos princípios da tecelagem e, por extensão, pode concernir à disposição (arrangement) de elementos sonoros.No vocabulário musical, o termo textura é pouco frequente e em geral ignorado pelos dicionários especializados; essa noção ocupa, entretanto, um lugar determinante na reflexão de um grande número de compositores desde os anos cinquenta. Permitindo considerar especialmente por um prisma novo as questões de timbre e a concepção da escrita orquestral, ela será examinada sucessivamente nas obras de Ligeti, Lutoslawski, Brown, Carter, Feldman e através do percurso eletroacústico.

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Biografia do Autor

  • Luigi Brandão, Universidade Federal de Minas Gerais

    Luigi Brandão é Bacharel em Música (violão) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2021), Mestre em Música pela mesma instituição (2020) e Doutorando em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de Performance Musical, sob orientação do professor Flavio Barbeitas

  • Alejandro Jara, Sem Registro de Afiliação

    Alejandro Aladino Astudillo Jara é professor de violão, produtor de concerto, arranjador e compositor. Como musicista e pesquisador, tem interesse num repertório contemporâneo com ênfase na temporalidade, assim como a utilização de tecnologias na análise e composição musical. Gosta de manter a tradição de violonista-arranjador, trazendo para o repertório violonístico peças de outros instrumentos. Nesse sentido, agora esta trabalhando em transcrições, para violão solista e conjuntos de câmara, do compositor francês Erik Satie, material que utiliza em aulas de Ensino Coletivo do Violão (ECV). É membro fundador da equipe Concertinho, grupo de violonistas que leva à comunidade de Florianópolis o fazer violonístico desde 2017, organizando recitais de violão e música de câmara, de forma periódica e em diferentes pontos de aceso gratuito na cidade. Alejandro é natural do Chile e mora no Brasil desde o ano 2016. É formado em Engenharia Elétrica pela Universidade do Chile em 2013, Bacharelado em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, em 2021, e Mestrado em Música na linha de pesquisa "Processos Criativos" no Programa de Pós-Graduação em Música, PPGMUS, também na UDESC. O titulo da dissertação é "Entre Categorias: traçando pontes entre a textura e o tempo na peça Triadic Memories de Morton Feldman", foi supervisada pelo professor Dr. Luigi Antonio Irlandini e foi financiada através da bolsa PROMOP da UDESC. Durante o Bacharelado teve orientação instrumental dos professores Marcelo Brombilla, André de Moura, Bruno Madeira e Luiz Mantovani. Participou de masterclasses com importantes violonistas de nível nacional, com Edson Lopes e Glauber Rocha, internacional, com Danilo Cabaluz (Chile), José Antonio Escobar (Chile), Romilio Orellana (Chile) e Vladislav Bláha (República Tcheca). Desempenhou-se como bolsista do projeto "Ponteio - Violão na UDESC" entre os anos 2018 e 2019.

Referências

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Publicado

2023-09-01

Como Citar

Textura e material no pensamento musical contemporâneo. (2023). Revista Música, 23(1), 617-629. https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.207375