Sobre a abundância de coisas, palavras e músicas

Autores

  • Cassiano de Almeida Barros Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.209508

Palavras-chave:

Joachim Burmeister, Erasmo de Roterdã, Poética Musical, Retórica Musical

Resumo

Em 1606, o músico alemão Joachim Burmeister publicou em Rostock sua poética musical com o objetivo de sistematizar o processo criativo musical, constituir material didático para a escola latina onde atuava, difundir esse conhecimento e preservar as práticas musicais vigentes. Esse tratado é reconhecido pela originalidade da sistematização que propõe e que iniciou uma tradição especificamente luterana de escrita, leitura e interpretação musical, baseada na estreita relação entre poesia e música. Para a formulação dessa sistematização, Burmeister tomou como ponto de partida a ideia de que o espaço da elaboração musical seria aquele da compositio elocutiva das palavras e que essa mesma elaboração devia ser proporcional ao estilo das palavras, de maneira que a música resultante contribuísse para torná-las mais persuasivas. Nesses termos, podemos compreender que os diferentes estilos musicais se caracterizariam, em parte, por diferentes estilos poéticos e, em parte, pelas formas particulares de elaboração musical deles, codificadas retoricamente pela tratadística existente. Em seu Musica Poetica, Burmeister categorizou uma série de artifícios e técnicas musicais baseando-se nas referências mais próximas e comuns de seu tempo, dentre as quais destaco o De utraque verborum ac rerum copia (1512) de Erasmo de Roterdã. Assim como Erasmo reformulou e atualizou em seu tratado os preceitos relativos à abundância de pensamentos e palavras, Burmeister reformulou e atualizou, para o contexto luterano, os preceitos relativos à abundância de artifícios musicais. Neste artigo, proponho analisar as relações entre o tratado de Burmeister e o de Erasmo, investigar o caminho das ideias que os unem, suas aproximações e distanciamentos, e conhecer os fundamentos daquilo que se convencionou chamar desde o século XVII de retórica musical.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BARROS, Cassiano de Almeida. Fundamentos teológico-políticos da Musica Poetica alemã. Revista Vórtex, [S.l.], v. 8, n. 2, set. 2020. ISSN 2317–9937. Disponível em: <http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/article/view/3816>. Acesso em: 18 Mar. 2023.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.

BURMEISTER, Joachim. Musica autoschediastike. Rostock: Christophorus Reusnerus,1601. Disponível em <https://digital.staatsbibliothek-berlin.de/werkansicht/?PPN=PPN773029176>. Acesso em 10 Mar 2023.

BURMEISTER, Joachim. Musical Poetics. New Haven & London. Yale University Press, 1993.

BUTT, John. Music Education and the Art of Performance in the German Baroque. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.

ERASMO DE ROTERDAM, Desiderio. Recursos de forma y de contenido para enriquecer un discurso [De copia verborum ac rerum]. Madrid: Cátedra, 2011.

FORGÁCS, Robert. Gallus Dressler’s Praecepta musicae poëticae. Urbana and Chicago: University of Illinois Press, 2007.

HANSEN, João Adolfo. Agudezas Seiscentistas e outros Ensaios. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019.

LOSSIUS, Lucas. Erotemata Dialecticae et Rhetoricae Philippi Melanthonis et Praeceptionum Erasmi Roterodami. Lipsiae: Rhamba, 1569. Disponível em: <https://www.digitale-sammlungen.de/de/view/bsb10192012>. Acesso em: 11 Mar 2023.

LUCAS, Mônica. Imitação de Retóricas Latinas na Concepção de Gêneros e Estilos da Musica Poetica. Revista Música, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 129-143, 2014a. DOI: 10.11606/rm.v14i1.115250. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistamusica/article/view/115250. Acesso em: 18 mar. 2023.

LUCAS, Mônica. Emulação de retóricas clássicas em preceptivas da musica poetica. Opus, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 71-94, jun. 2014b. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/103. Acesso em: 18 mar. 2023.

LUTERO, Martinho. Preface to Georg Rhau’s Symphoniae Iucundae. In: LEHMANN, Helmut. Luther’s Works – volume 53 – Liturgy and Hymns. Philadelphia: Fortress Press, 1979.

LUTERO. Martinho. Aos Conselhos de Todas as Cidades da Alemanha para que criem e mantenham escolas cristãs. In: LUTERO, Martinho. Obras selecionadas – volume 5. São Leopoldo: Editora Sinodal, 1995. pp. 302-325.

LUTERO, Martinho. Prefácio ao Hinário Wittenberguense de 1524. In: LUTERO, Martinho. Obras Selecionadas – volume 7 – vida em comunidade. São Leopoldo/RS: Editora Sinodal, 2016a. pp. 480-481.

LUTERO, Martinho. Prefácio ao Hinário de Babst de 1545. In: LUTERO, Martinho. Obras Selecionadas – volume 7 – vida em comunidade. São Leopoldo/RS: Editora Sinodal, 2016b. pp. 481-482.

QUINTILIANO, Marcos Fábio. Instituição Oratória - tomo III. Campinas/SP: Editora da Unicamp, 2016.

VORMBAUM, Reinhold (Org.). Die evangelischen Schulordnungen des sechszehnten Jahrhunderts. Gütersloh: C. Bertelsmann, 1860.

Downloads

Publicado

2023-09-01

Como Citar

Sobre a abundância de coisas, palavras e músicas. (2023). Revista Música, 23(1), 521-535. https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.209508