Sons cotidianos fixados em suporte: espaço, memória e narrativa

Autores

  • Orlando Scarpa Neto Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212040

Palavras-chave:

Acusmática, Cotidiano, Criação Musical, Música eletroacústica, Suporte Fixo

Resumo

Este artigo discute espaço, memória e narrativa na percepção de sons cotidianos gravados. Com base nas ideias acerca de cotidiano de Agnes Heller e Michel De Certeau, propõe-se um conceito de som cotidiano. A partir desta conceituação, é visto como espaço, memória e narrativa articulam a nossa percepção de sons cotidianos gravados. Sons cotidianos, quando fixados em um suporte, criam uma ideia de espaço e estimulam a memória ao remeter às experiências cotidianas do próprio ouvinte. A relação entre espaço e memória dá origem ao conceito de narrativa aqui proposto, onde narrativa é o contexto geral criado na imaginação do ouvinte durante a experiência de escuta de sons cotidianos gravados. Este jogo entre espaço, memória e narrativa é central na percepção de sons cotidianos fixados em um suporte e é uma distinção importante entre a experiência de escuta destes e a de sons instrumentais gravados. Adicionalmente, este artigo apresenta algumas reflexões acerca do trabalho de criação sonora com sons cotidianos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

PAC. Hit em up. In: Greatest Hits. California: Death Row Records, 1998; 2 CDs.

AGUIAR, Maria Lívia de Sá Roriz; HERSCHMANN, Micael. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, v. 5, n. 5, 2014. Disponível em: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/issue/view/562, acesso em 5 de maio de 2013.

DE CERTEAU Michel. A invenção do cotidiano 1: artes de fazer. Tradução de Ephraim F. Alves. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.

EDWARDS, Denis; GARRET, Siedah. Don't Look Any Further. In: Don't Look Any Further. California: Motown Records, 1987. 1 CD.

ERIK B. & RAKIM. Paid in full. In: Paid in full. California: 4th & B'way Records, 1987. 1 CD.

FEASTER, Patrick (Org.). Sources in phonographic history series, No. 1: the convention of the local phonograph companies, 1890-1893. Bloomington, Indiana: Phonozoic, 2009. Documento online. Disponível em: http://www.phonozoic.net/sph01.pdf. Acesso em: 12 de maio de 2023.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. Tradução de Carlos Nelson Coutinho e Leonardo Konder. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press, 1980.

LIMA, William da Silva. Quatrocentos contra um: Uma história do Comando Vermelho. São Paulo: Labortexto Editorial, 2001.

RENNIE, Tullis. Manifest. Lançamento independente, 2013. Álbum digital. Disponível em <https://tullisrennie.bandcamp.com/album/manifest>. Acesso em: 25 de janeiro de 2018.

RENNIE, Tullis. Socio-Sonic: An ethnographic methodology for electroacoustic composition. In: Organised Sound n. 19 (2). Cambridge: Cambridge University Press, p. 117-124. 2014. Disponível em: <https://www.cambridge.org/core/journals/organised-sound/article/abs/sociosonic-an-ethnographic-methodology-for-electroacoustic-composition/5DFAE583BCD59B24F39A730FC46C938C>. Acesso em 2 de maio de 2023

RESPIGHI, Ottorino. Pini di Roma (partitura). Itália: Ricordi, 1925.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017.

SCHAEFFER, Pierre. In search of concrete music. Tradução de Christine North e John Dack. California: University of California Press, 2012.

SCHAEFFER, Pierre. Cinq Etudes de Bruits. In: Œuvres 1948-1952. Paris: Ina GRM, 2023. Álbum digital. Disponível em: <https://pierreschaeffer.bandcamp.com/album/uvres-1948-1952>, acesso em 2 de maio de 2023.

SMALLEY, Denis. Spectromorphology: explaining sound-shapes. In: Organised Sound n. 2 (2). Cambridge: Cambridge University Press, p. 107-26, 1997. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/organised-sound/article/abs/spectromorphology-explaining-soundshapes/A18EBE591592836FC22C20FB327D3232. Acesso em 2 de maio de 2023

THOMPSON, Emily. Machines, Music, and the Quest for Fidelity: Marketing the Edison Phonograph in America, 1877-1925. In: The Musical Quarterly, Vol. 79, No. 1 (Spring, 1995). Oxford: Oxford University Press, p. 131-171, 1995. Disponível em: <https://academic.oup.com/mq/article-abstract/79/1/131/1078561?redirectedFrom=fulltext>. Acesso em 9 de abril de 2023.

TUAN, Yi-fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1983.

WISHART, Trevor. Sound Symbols and Landscapes. In: EMMERSON, Simon (Org.). The language of electroacoustic music. Inglaterra: The Macmillan Press LTD, 1986.

WISHART, Trevor. Red Bird. In: RED BIRD/ANTICREDOS/VOICEPRINTS . Londres: ICR Distribution. 2018. Album digital. Disponível em: https://icrdistribution.bandcamp.com/album/red-bird-anticredos-voiceprints. Acesso em 5 de maio de 2023.

Downloads

Publicado

2023-09-01

Como Citar

Sons cotidianos fixados em suporte: espaço, memória e narrativa. (2023). Revista Música, 23(1), 475-501. https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212040