Dificuldade como critério de escolha de repertório para coro adulto amador: tendências da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212187

Palavras-chave:

Coro amador, Coro adulto, Repertório coral, Critérios de escolha de repertório, Parâmetros de dificuldade de repertório

Resumo

Este artigo é um relato da etapa de revisão de literatura da pesquisa de doutorado em andamento do autor, cujo problema é, em suma, a escassez de dispositivos consistentes para avaliação do grau de dificuldade do repertório coral à parte de catálogos preexistentes. O objetivo deste artigo é verificar como a literatura aborda a questão da dificuldade de repertório para coro adulto amador e quais são as tendências, além de elencar parâmetros para avaliação dessa dificuldade. Observou-se que a dificuldade de uma obra coral: está relacionada ao tempo de ensaio demandado para preparar essa obra; se evidencia principalmente nas pequenas dimensões da obra; e que somente se manifesta na relação entre a obra e um coro. Uma busca exploratória confirmou grande inconsistência em métodos existentes para classificação de repertório coral por grau de dificuldade. Uma pesquisa bibliográfica em bases acadêmicas demonstrou que a dificuldade é considerada um entre muitos critérios possíveis para a escolha de repertório – não o mais importante deles, porém um critério muito relevante, recorrente em mais da metade dos autores estudados. Finalmente, foi realizado um levantamento de parâmetros associados a dificuldade na bibliografia, em seguida organizados entre parâmetros de composição e parâmetros de habilidades e características do coro e dos coristas, além de várias subcategorias. Esses parâmetros contribuirão para a construção de um índex analítico que é um dos objetivos da pesquisa de doutorado referida anteriormente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Willsterman Sottani, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Willsterman Sottani, é professor adjunto pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua pelo Departamento de Música nas especialidades de Regência, Música Coral e Fonética. Mestre em Música com habilitação em Performance Musical e Bacharel em Música com habilitação em Regência, ambos os títulos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorando em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes. Membro dos grupos de pesquisa “Cogmus: Processos analíticos, criativos e cognição musical” e “Auralidade e Vocalidade nas Artes - AV:A”, no mesmo Instituto. Desde 2001, atua como regente de vários grupos, entre coros, orquestras e bandas. Como compositor desde 1999, pesquisa critérios de classificação de repertório coral por graus de dificuldade. É o fundador do Coro Acadêmico da UFJF (2015).

    https://linktr.ee/willstermansottani

Referências

ACREÇÃO. In: GRANDE Dicionário Houaiss. [S. l.]: [s. n.], [202-?]. Disponível em: https://houaiss.uol.com.br/. Acesso em: 16 maio 2023.

ACRESCER. In: GRANDE Dicionário Houaiss. [S. l.]: [s. n.], [202-?]. Disponível em: https://houaiss.uol.com.br/. Acesso em: 16 maio 2023.

ALAN SIMMONS MUSIC – CHORAL SHEET MUSIC FOR CHOIRS & SCHOOLS. Alan Simmons Music, 2022. Explanation of our difficulty ratings. Disponível em: https://alansimmonsmusic.com/about-us/difficulty-levels-explained/. Acesso em: 12 dez. 2022.

ALMEIDA, Matheus Cruz Paes de. Escolhendo o repertório coral: uma tarefa de regentes? Revista Música Hodie, Goiânia, v. 16, n. 2, 2017. DOI 10.5216/mh.v16i2.45212. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/45212. Acesso em: 27 abr. 2023.

APFELSTADT, Hilary. First things first: selecting repertoire. Music Educators Journal, pela MENC: The National Association for Music Education, [Reston (VA)], v. 87, n. 1, p. 19-46, 2000. DOI 10.2307/3399672. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/3399672. Acesso em: 17 ago. 2020.

BARROW, Lee G. Programming rehearsals for student success. Music Educators Journal, pela MENC: The National Association for Music Education, [Reston (VA)], v. 81, n. 2, p. 26-28, 1994. DOI 10.2307/3398810. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3398810. Acesso em: 4 maio 2023.

BERRY, Wallace. Structural functions in music. Englewood Cliffs (NJ): Prentice-Hall, 1976.

BEATTY, Rodger J. (coord.). Choral works by Canadian composers, a selective guidelist: Phase 2, published choral compositions by Ontario composers. Ontario: The Ontario Music Educators’ Association, 2021. Disponível em: https://cmea.ca/wp-content/uploads/2021/06/Choral_Works_Canadian_Composers_Ontario1.pdf. Acesso em: 12 dez. 2022.

BOLT, Gerald Roger. Choral repertoire selection competency development in undergraduate music education curricula. Dissertation (Doctor of Education) – Arizona State University, [Tempe (AZ)], 1983. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/28739bf8fd69b338fa6cad38b9c68444/1?pq-origsite=gscholar&cbl=18750&diss=y. Acesso em: 3 maio 2023.

BRINSON, Barbara A.; DEMOREST, Steven M. Choral music: developing successful choral programs (grades 5 to 12). 2nd ed. Belmont, CA: Schirmer, 2014.

BROWN, Cristy Lynn. A thematic catalog of the choral and solo vocal compositions of Margaret Vardell Sandresky. Dissertation (Doctor of Musical Arts) – Graduate School at The University of North Carolina, Greensboro, 2021. Disponível em:

https://libres.uncg.edu/ir/uncg/f/Brown_uncg_0154D_13203.pdf. Acesso em: 12 dez. 2022.

BRUNNER, David L. Carefully crafting the choral rehearsal. Music Educators Journal, pela MENC: The National Association for Music Education, [Reston (VA)], v. 83, n. 3, p. 37-39, 1996. DOI 10.2307/3398978. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3398978. Acesso em: 4 maio 2023.

BRUNNER, David L. Choral program design structure and symmetry. Music Educators Journal, pela MENC: The National Association for Music Education, [Reston (VA)], v. 80, n. 6, p. 46-49, 1994. DOI 10.2307/3398713. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3398713. Acesso em: 4 maio 2023.

BRUNNER, David L. Choral repertoire: a director’s checklist. Music Educators Journal, pela MENC: The National Association for Music Education, [Reston (VA)], v. 79, n. 1, p. 29-32, 1992. DOI 10.2307/3398573. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/3398573. Acesso em: 17 ago. 2020.

BUENO, Ivan Lopes. Programa progressivo para prática orquestral: orientações técnicas e de repertório para a formação progressiva de orquestras. Dissertação (Mestre em Música) – Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, 2016. DOI 10.47749/T/UNICAMP.2016.974195. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/974195. Acesso em: 28 ago. 2020.

BULLARD, Alan. Alan Bullard: composer, [2022]. Upper voice choral. Disponível em: https://www.alanbullard.co.uk/upper-voice-choral/. Acesso em: 12 dez. 2022.

C4 NETWORK. C4 Network: A collective of choral collectives, [202-?]. About difficulty levels. Disponível em: https://c4net.work/about-difficulty-levels/. Acesso em: 12 dez. 2022.

CAMARGO, Cristina Moura Emboaba da Costa Julião. Criação e arranjo: modelos para o repertório de canto coral no Brasil. Dissertação (Mestre em Música) – Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (SP), 2010. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-04112010-144243/publico/5979961.pdf. Acesso em: 25 abr. 2023.

CANFIELD, Jennifer Leigh Kirkland. Middle and high school choral repertoire: directors’ criteria for selection, quality, and appropriateness. Dissertation (Doctor of Philosophy) – Auburn University, Auburn, Alabama, USA, 2009. Disponível em: https://etd.auburn.edu/handle/10415/1814. Acesso em: 28 ago. 2020.

CAREY, Paul. Paul Carey, [202-?]. Mixed chorus. Disponível em: http://www.paulcarey.net/works_%20Mixed_Chorus.htm. Acesso em: 12 dez. 2022.

CHURCH MUSIC INSTITUTE. CMI: Church Music Institute, 2022. Church Music Institute Library. Disponível em: https://www.churchmusicinstitute.org/sacred-music-library/overview/. Acesso em: 12 dez. 2022.

CLEMENTE, Louise; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. O estado da arte da pesquisa sobre canto coral no Brasil e os principais temas relacionados à educação musical coral. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM, 16., 2014, Blumenau (SC), Anais […]. Blumenau (SC): Associação Brasileira de Educação Musical, 2014. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_ersul/v1/papers/466/public/466-2469-1-PB.pdf. Acesso em: 25 abr. 2023.

CONCORDIA PUBLISHING HOUSE. Concordia Publishing House, 2022. Music & Worship: Music. Disponível em: https://www.cph.org/musicsearch.aspx. Acesso em: 12 dez. 2022.

CONNER, Stef. Stef Conner, [202-?]. Choral difficulty levels: Stef’s choral difficulty levels explained. Disponível em: http://www.stefconner.com/choral-difficulty-levels/. Acesso em: 12 dez. 2022.

CRANE, Andrew. Hunting choral treasure: how conductors find new repertoire. The Choral Journal, pela American Choral Directors Association, Oklahoma City (OK), v. 59, n. 4, p. 42-47, 2018. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/26601950. Acesso em: 27 abr. 2023.

CRESCIMENTO. In: GRANDE Dicionário Houaiss. [S. l.]: [s. n.], [202-?]. Disponível em: https://houaiss.uol.com.br/. Acesso em: 16 maio 2023.

CYPRESS CHORAL MUSIC. Cypress Choral Music, 2022. Considering the market for choral music. Disponível em: https://cypresschoral.com/private/considering-the-market-for-choral-music/. Acesso em: 12 dez. 2022.

DAVIDS, Julia; LATOUR, Stephen. Vocal technique: a guide for conductors, teachers, and singers. Long Grove (IL): Waveland Press, Inc., 2012.

DAVIS, Clifton Allen. Developing an annotated guide for collaborative planning of choral concerts based on Sawyer’s Eight Stages of the Creative Process. Dissertation (Doctor of Arts) – The Graduate School of the Ball State University, Muncie (IN), 2016. Disponível em: https://cardinalscholar.bsu.edu/bitstream/handle/123456789/200547/DavisC_2016-1_BODY.pdf?isAllowed=y&sequence=1. Acesso em: 25 abr. 2023.

DEAN, Brandon L. A repertoire selection rubric for preservice and beginning choral conductors based on criteria of aesthetic and pedagogical merit. Thesis (Doctor of Musical Arts) – The College-Conservatory of Music of the University of Cincinnati, Cincinnati, OH, 2011. Disponível em: https://etd.ohiolink.edu/apexprod/rws_etd/send_file/send?accession=ucin1313764499&disposition=inline. Acesso em: 25 abr. 2023.

DEVENNEY, David P. Student times: repertory and programming: guidelines for the young conductor. The Choral Journal, pela American Choral Directors Association, Oklahoma City (OK), v. 46, n. 6, p. 77-79, 2005. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/23556269. Acesso em: 25 abr. 2023.

DIDDLE, Laura Dawn. The repertoire selection practices and skills of beginning choral music educators. Dissertation (Doctor of Philosophy) – School of Music of the University of South Carolina, Columbia (SC), 2005. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/d4a7c9682e8acccc7410ef6a5a17c7ad/1?pq-origsite=gscholar&cbl=18750&diss=y . Acesso em: 28 abr. 2023.

DISCOVERWORSHIP.COM. Discover Worship, 2022. Choral Anthems. Disponível em: https://www.discoverworship.com/store/download-products/choral-anthems-2. Acesso em: 12 dez. 2022.

DROGIN, Barry. Not nice music, 2022. Catalog. Disponível em: http://www.notnicemusic.com/catalog.html. Acesso em: 12 dez. 2022.

FERNANDES, Ângelo José. O regente e a construção da sonoridade coral: uma metodologia de preparo vocal para coros. Tese (Doutor em Música) – Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, 2009. DOI 10.47749/T/UNICAMP.2009.445387. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/445387. Acesso em: 28 ago. 2020.

FLORIDA VOCAL ASSOCIATION. Florida Vocal Association: A component organization of the Florida Music Education Association, [2020?]. Disponível em: https://fva.net/mpa/music-list/. Acesso em: 12 dez. 2022.

FORBES, Guy W. The repertoire selection practices of high school choral directors. Journal of Research in Music Education, pela MENC: The National Association for Music Education, [Reston (VA)], v. 49, n. 2, p. 102-121, 2001. DOI 10.2307/3345863. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/3345863. Acesso em: 17 ago. 2020.

GEROW, Maurice. Criteria for choral program building. Music Educators Journal, pela MENC: The National Association for Music Education, [Reston (VA)], v. 47, n. 6, p. 69-73, 1961. DOI 10.2307/3389438. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3389438. Acesso em: 4 maio 2023.

GEROW, Maurice. Criteria of choral concert program building as related to an analysis of the elements of musical structure. Journal of Research in Music Education, pela MENC: The National Association for Music Education, [Reston (VA)], v. 12, n. 2, p. 165-171, 1964. DOI 10.2307/3343657. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3343657. Acesso em: 4 maio 2023.

GRAPHITE PUBLISHING. Graphite notable, elevated, 2022. Choral. Disponível em: https://graphitepublishing.com/product-tag/choral/. Acesso em: 12 dez. 2022.

GUO, Lina. University choral rehearsals in China and Canada: a comparative case study. Project (Master of Education) – Department of Curriculum and Instruction of the University of Victoria, Victoria (BC), 2009. Disponível em: http://dspace.library.uvic.ca/handle/1828/1786. Acesso em: 4 maio 2023.

HARDESTER, Jane Skinner (et al.). Suggested guidelines for the junior college choral program as prepared by the ACDA committee on junior college choral problems. University of California, Los Angeles, 1968. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED020723. Acesso em: 02 maio 2023.

HARDIN-SIMMONS UNIVERSITY, SMITH MUSIC LIBRARY. Choral Music Guide. [S. l.]: [s. n.], 2014. Disponível em: https://library.hsutx.edu/music/Choral_Music_Guide.pdf. Acesso em: 12 dez. 2022.

HEFFERNAN, Charles W. Choral music: technique and artistry. Englewood Cliffs (NJ, USA): Prentice-Hall Inc., 1982.

HYMAN, Brent A. Choral repertoire selection experiences required of undergraduate choral music education majors at selected Indiana universities. Thesis (Master of Music) – Ball State University, Muncie (IN), 2009. Disponível em: https://cardinalscholar.bsu.edu/bitstream/handle/123456789/193587/Bhyman_2009-1_BODY.pdf?sequence=1. Access on 13 dez. 2022.

IGAYARA, Susana Cecília. Discutindo o repertório coral. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, XVI., and CONGRESSO REGIONAL DA INTERNATIONAL SOCIETY FOR MUSIC EDUCATION, 2007, [Campo Grande], Anais […]. Campo Grande (MS): Editora UFMS, 2007.

INDIANA UNIVERSITY. Indiana University Bloomington, 2022. Virtual Choral Library. Disponível em: https://libraries.indiana.edu/virtual-choral-library. Acesso em: 12 dez. 2022.

JACINTO, Maicon Pereira; MOURA, Paulo Celso. A técnica vocal e sua relação com o repertório coral: um levantamento do período de 2010 a 2020 e sugestões de exercícios vocais. Revista Música, [s. l.], v. 22, n. 1, p. 17-48, 2022. DOI 10.11606/rm.v22i1.195737. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistamusica/article/view/195737. Acesso em: 28 abr. 2023.

JORDAN, Robert G. Democratic approaches for the choral ensemble: repertoire choice and rehearsal design. The Choral Journal, pela American Choral Directors Association, Oklahoma City (OK), v. 63, n. 1, p. 13 (excerpt), 2022. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/230d37c0c8e52b282e2916c7fe3d78a0/1?pq-origsite=gscholar&cbl=47671. Acesso em: 4 maio 2023.

LAGE, Cláudio Fernandes. Escrita e classificação de repertório para sopros à luz da tabela de parâmetros técnicos. Dissertação (Mestre em Música) – Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/AAGS-AUGNET. Acesso em: 28 ago. 2020.

LAPRADE, Paul. Two-year college: choral repertoire and standards in the two-year college (Part One): ACDA and R&S in 1968. The Choral Journal, pela American Choral Directors Association, Oklahoma City (OK), v. 49, n. 12, p. 55-58, 2009. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/23560130. Acesso em: 02 maio 2023.

LAPRADE, Paul. Two-year college: choral repertoire and standards in the two-year college (Part Two): the most frequently asked question. The Choral Journal, pela American Choral Directors Association, Oklahoma City (OK), v. 50, n. 8, p. 43-50, 2010. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/23560347. Acesso em: 02 maio 2023.

LARUE, Jan. Guidelines for style analysis. 2nd ed. Warren (MI): Harmonie Park Press, 1992.

LEVI JUNIOR, Robert Michael. The relationship of selected variables to successful choral programs. Dissertation (Doctor of Philosophy) – The Graduate School of the State University of New York at Buffalo, Buffalo (NY), 1985. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/224ff0b6524842dc462af146f7c8a689/1?pq-origsite=gscholar&cbl=18750&diss=y. Acesso em: 5 maio 2023.

MAYHALL, Bruce. The quest for high-quality repertoire. The Choral Journal, pela American Choral Directors Association, Oklahoma City (OK), v. 35, n. 2, p. 9-15, 1994. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/23550506. Accessed on: 27 abr. 2023.

MEHAFFEY, Matthew W. Introduction to the repertoire resource guides. In: BUCHANAN, Heather J. (org.); MEHAFFEY, Matthew W. (org.). Teaching music through performance in choir. Chicago: GIA Publications, Inc., 2005. v. 1, p. 83-86.

MIGUEL, Fábio; PEDROZO, Willian Gomes; PANELLI, Felipe Pillis; PEREZ, Felipe Rodrigues Ferreira; SILVA, Helen; TINEO, Emerson Pereira; SANTOS, André Laitano dos; GONÇALVES, Agnelson; JACINTO, Maicon Pereira; AMARAL, Regina Célia do. A pesquisa sobre canto coral nos anais da ANPPOM no período de 2015 a 2019 na subárea Educação Musical. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 30., 2020, Manaus (AM), Anais […]. Manaus (AM): Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2020a. Disponível em: http://anppom-congressos.org.br/index.php/30anppom/30CongrAnppom/paper/viewFile/118/61. Acesso em: 25 abr. 2023.

MIGUEL, Fábio; PEDROZO, Willian Gomes; TINEO, Emerson Pereira; PANELLI, Felipe Pillis; PEREZ, Felipe Rodrigues Ferreira; SANTOS, André dos; JACINTO, Maicon Pereira; AMARAL, Regina Célia Corso Marcondes do. Questões acerca do repertório no contexto coral adulto e juvenil. Revista Vórtex, [s. l.], v. 8, n. 2, p. 12, 2020b. DOI 10.33871/23179937.2020.8.2.12. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/article/view/3817. Acesso em: 26 abr. 2023.

MILLER, Richard. The structure of singing. New York (NY): G. Schirmer, 1986.

MILLIKEN, Sandra. Sandra Milliken: composer conductor adjudicator, 2015. Catalogue: choral music compositions. Disponível em: https://www.sandramilliken.com.au/music-catalogue/. Acesso em: 12 dez. 2022.

NIX, John (2007). Vocology and the selection of choral repertoire. Australian Voice, [s. l.] v. 13, n. 1, p. 36-42, 2007. DOI 10.1375/auv.13.1.36. Disponível em: https://www.sciencegate.app/document/10.1375/auv.13.1.36. Acesso em: 28 abr. 2023.

NOBLE, Jason. Choral practice and research at the beginning of the 21st century. In: GUDMUNDSDOTTIR, Helga R. (ed.); BEYNON, Carol (ed.); LUDKE, Karen M. (ed.); COHEN, Annabel J. (ed.). The Routledge Companion to Interdisciplinary Studies in Singing: Volume II – Education. 1st ed. New York (NY): Taylor and Francis, 2020. Chapter 24: introduction and section “II. Preparation and Administration”, subsection “(c) Repertoire selection and Concert Programming”. Disponível em: https://www.perlego.com/book/1571872/the-routledge-companion-to-interdisciplinary-studies-in-singing-volume-ii-education-pdf. Acesso em: 22/09/2022.

OXFORD UNIVERSITY PRESS. Oxford University Press: Academic, 2022. Choral. Disponível em: https://global.oup.com/academic/category/arts-and-humanities/sheet-music/choral/?type=listing&lang=en&cc=us. Acesso em: 12 dez. 2022.

PAVANE PUBLISHING. Pavane Publishing, 2022. Octavo. Disponível em: http://www.pavanepublishing.com/site/192/. Acesso em: 12 dez. 2022.

PEASGOOD, Emily; VARVARIGOU, Maria. How can musical repertoire be composed, arranged and selected to support the values of the adult community choir? In: INTERNATIONAL SEMINAR OF THE ISME COMMISSION ON COMMUNITY MUSIC ACTIVITY, 15., 2016, Edinburgh, Scotland, Proceedings of the […], p. 236. Edinburgh, Scotland: International Society for Music Education, 2016. Disponível em: https://edoc.ku.de/id/eprint/19765/. Acesso em: 28 abr. 2023.

PRUETER, Priscilla Battini. O ensaio coral sob a perspectiva da performance musical: abordagens metodológicas, planejamento e aplicação de técnicas e estratégias junto a corais amadores. Dissertação (Mestre em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010. Disponível em: https://hdl.handle.net/1884/29367. Acesso em: 4 maio 2023.

REAMES, Rebecca R. High school choral directors’ description of appropriate literature for beginning high school choirs. Journal of Research in Music Education, pela MENC: The National Association for Music Education, [Reston (VA)], v. 49, n. 2, p. 122-135, 2001. DOI 10.2307/3345864. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/3345864. Acesso em: 17 ago. 2020.

RICHMOND, John W. Selecting choral repertoire as pre-curriculum: “planned serendipity”. The Choral Journal, pela American Choral Directors Association, Oklahoma City (OK), v. 30, n. 10, p. 23-30, 1990. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/23547865. Acesso em: 17 ago. 2020.

RIKARD, Jessica. Feeding the choirs: the beginner’s recipe guide to selecting repertoire. The Choral Journal, pela American Choral Directors Association, Oklahoma City (OK), v. 56, n. 1, p. 69-71, 2015. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/24580585. Acesso em: 28 abr. 2023.

SANTA BARBARA MUSIC PUBLISHING, INC. Santa Barbara Music Publishing, Inc.: Dedicated to Nurturing the Choral Art. [2022]. Advanced Catalog Search. Disponível em: https://sbmp.com/search.php. Acesso em: 12 dez. 2022.

SCHNIPKE, Richard L.. Gwyneth Walker: an annotated bio-bibliography of selected works for mixed chorus. Document (Doctor of Musical Arts) – Graduate School of The Ohio State University, [Columbus, Ohio,] 2008. Disponível em: https://www.gwynethwalker.com/pdf/schndiss.pdf. Acesso em: 12 dez. 2022.

SELAH PUBLISHING CO., INC.. Selah: Publishing Co., 2022. Choral. Disponível em: https://www.selahpub.com/Choral/DifficultyListing.html. Acesso em: 12 dez. 2022.

SILVA, Luiz Eduardo; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira. Prática coral: um panorama das publicações de anais de encontros e congressos da ABEM e ANPPOM dos últimos dez anos (2003-2013). In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal (RN), Anais […]. Natal (RN): Associação Brasileira de Educação Musical, 2015. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v1/papers/1092/public/1092-4501-1-PB.pdf. Acesso em: 25 abr. 2023.

SOTELO, Dario. Tabela de parâmetros técnicos e musicais. In: JARDIM, Marcelo (org.). Pequeno guia prático para o regente de banda. Rio de Janeiro: FUNARTE, [201-?]. v. 1, p. 36-50. Disponível em: https://www.gov.br/funarte/pt-br/areas-artisticas/musica-2/projeto-bandas-de-musica/partituras/pequeno-guia-pratico-para-o-regente-de-banda. Acesso em: 28 ago. 2020.

SPICER, Paul. Britten Choral Guide: with Repertoire Notes. Lichfield: Britten-Pears Foundation, [2011]. Disponível em: https://www.boosey.com/downloads/brittenchoralenglish.pdf. Também disponível em:

https://www.halleonard.com/Britten/. Acesso em: 12 dez. 2022.

TINEO, Emerson Pereira. Repertório coral: da escolha ao desenvolvimento junto ao coro – relato de experiência intitulada “Laboratório Coral” com uma turma de regência coral da ETEC de Artes de São Paulo. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 24., 2019, Campo Grande (MS), Anais […]. Campo Grande (MS): Associação Brasileira de Educação Musical, 2019. Disponível em: http://abem-submissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/viewFile/258/211. Acesso em: 27 abr. 2023.

TROTT, Don. Essential choral repertoire for the undergraduate choral music major. The Choral Journal, pela American Choral Directors Association, Oklahoma City (OK), v. 44, n. 8, p. 46-48, 2004. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/23554901. Acesso em: 02 maio 2023.

TURCOTT, Amber. Choral music education: a survey of research 1996-2002. Thesis (Master of Arts) – College of Visual and Performing Arts of the University of South Florida, Tampa (FL), 2003. Disponível em: https://digitalcommons.usf.edu/etd/1497/. Acesso em: 26 abr. 2023.

ULRICH, Jerry. Conductor’s guide to successful rehearsals. Music Educators Journal, pela MENC: The National Association for Music Education, [Reston (VA)], v. 79, n. 7, p. 34-68, 1993. DOI 10.2307/3398614. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3398614. Acesso em: 4 maio 2023.

WEBB, Guy B. Repertoire & Standards Committee reports: youth and student activities. The Choral Journal, pela American Choral Directors Association, Oklahoma City (OK), v. 31, n. 3, p. 51-53, 1990. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/23547846. Acesso em: 03 maio 2023.

WEBB, Jeffrey L. Promoting vocal health in the choral rehearsal. Music Educators Journal, pela MENC: The National Association for Music Education, [Reston (VA)], v. 93, n. 5, p. 26-31, 2007. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/4488983. Acesso em: 4 maio 2023.

YALE UNIVERSITY LIBRARY. Yale Library, 2021. Choral Conducting: Pedagogy: A guide to resources on choral music for graduate choral conducting students: Choral Conducting in Schools. Disponível em: https://guides.library.yale.edu/c.php?g=296041&p=1973482. Acesso em: 12 dez. 2022.

YOHO, Joshua G. Selecting high quality and effective choral literature for a choral ensemble. Report (Master degree) – The School of Music, Theater, and Dance of the College of Arts And Sciences of the Kansas State University, Manhattan (KS), 2012. Disponível em: https://krex.k-state.edu/handle/2097/14199. Acesso em: 27 abr. 2023.

ZAMER, Craig; FENTON, Kevin. College and university choirs: internet resources: a director’s guide to finding quality choral repertoire. The Choral Journal, pela American Choral Directors Association, Oklahoma City (OK), v. 46, n. 8, p. 43-45, 2006. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/23556155. Acesso em: 3 maio 2023.

Downloads

Publicado

2023-09-01

Edição

Seção

Dossiê Temático: Música e relações étnico-raciais

Como Citar

Dificuldade como critério de escolha de repertório para coro adulto amador: tendências da literatura. (2023). Revista Música, 23(1), 121-161. https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212187