"Capoeira, Samba, Candomblé" de Tiago de Oliveira Pinto
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v3i2.55049Resumo
Tiago de Oliveira Pinto, musicólogo brasileiro residente emBerlirn, tomou para si a difícil tarefa de em uma única publicação abordar três gêneros musicais que, somados, compõem parte expressiva da ascendência africana na cultura brasileira. O trabalho resulta da apreciação de duas fontes complementares de conhecimento etnográfico: uma impecável leitura principalmente das inúmeras publicações referentes à cultura baiana e afro-brasileira e a avaliação de uma minuciosa visita ao recôncavo baiano, realizada certamente em sucessivas viagens. Intenção expressa do autor não foi a de estabelecer um corpus musical ("Liedsammlung") acrescido de comentários analíticos, mas sim fazer uma abordagem de parte essencial das atividades musicais no Recôncavo Baiano com base em questões históricas, sociológicas, lingüísticas e psicológicas. Simultaneamente à publicação do trabalho, o autor editou um CD com gravações de parte das músicas referidas. Nele se encontram registrados exemplos expressivos de execuções originais da música do Recôncavo, divididos equilibradamente pelos três gêneros abordados no livro.
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Publicado
1992-11-01
Edição
Seção
Resenhas
Licença
Copyright (c) 1992 Marcos Branda Lacerda
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Como Citar
"Capoeira, Samba, Candomblé" de Tiago de Oliveira Pinto. (1992). Revista Música, 3(2), 207-212. https://doi.org/10.11606/rm.v3i2.55049