Uma Fisiologia da Paisagem: Locomoção, GIS e Sites Catchment. Uma Nova Perspectiva
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2007.89755Mots-clés :
Site Catchment, Locomoção, GISRésumé
Locomoção e distância são elementos essenciais da vida humana. Mas a despeito de sua importância estes conceitos têm sido tratados de maneira simplista pela arqueologia, principalmente no que se refere às Analises de Site Catchment. Os modelos mais tradicionais de Site Catchment tratam o espaço como um elemento cartesiano neutro dissociado de seu conteúdo social. Nos últimos anos o uso do GIS tem permitido a determinação de Site Catchments de maneira mais realista, principalmente ao considerar fatores fisiológicos e elementos de percepção na modelagem dos territórios de exploração. A proposta deste artigo é apresentar um exemplo do uso destes novos modelos e testar sua validade como método de interpretação.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
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Publiée
2007-12-03
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
(c) Copyright José Roberto Pellini 2007
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Comment citer
PELLINI, José Roberto. Uma Fisiologia da Paisagem: Locomoção, GIS e Sites Catchment. Uma Nova Perspectiva. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Brasil, n. 17, p. 23–37, 2007. DOI: 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2007.89755. Disponível em: https://www.journals.usp.br/revmae/article/view/89755.. Acesso em: 19 mai. 2024.