A Graduação em Arqueologia na UFPel: um currículo na interface entre Arqueologia e Antropologia
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2009.89877Mots-clés :
Bacharelado em Arqueologia, Antropologia, Formação Profissional, MultivocalidadeRésumé
Este artigo tem como objetivo apresentar o currículo do novo curso de Bacharelado em Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas, criado em 2008, focado na relação com a Antropologia. A primeira parte do artigo trata do contexto histórico da relação teórica e conceitual entre a Antropologia e a Arqueologia. Finaliza esta abordagem histórica avaliando o impacto da globalização sobre o pensamento e práticas arqueológicos. A segunda parte do artigo trata do currículo, apresentando como os conceitos que permeiam o perfil do curso, bem como o impacto da globalização sobre o saber arqueológico, articulam-se nos quatro eixos estruturantes da formação em arqueologia proposta: eixo teórico, diacrônico, metodológico e patrimonial. O texto é encerrado indicando o compromisso do curso com o conceito de multivocalidade (Trigger) e com o diálogo com outras instituições, visando a aprimorar a formação profissional dos arqueólogos em nosso país.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
##plugins.themes.default.displayStats.noStats##
Téléchargements
Publiée
2009-12-17
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
(c) Copyright Lúcio Menezes Ferreira, Fábio Vergara Cerqueira 2009
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Comment citer
FERREIRA, Lúcio Menezes; CERQUEIRA, Fábio Vergara. A Graduação em Arqueologia na UFPel: um currículo na interface entre Arqueologia e Antropologia. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Brasil, n. 19, p. 79–86, 2009. DOI: 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2009.89877. Disponível em: https://www.journals.usp.br/revmae/article/view/89877.. Acesso em: 18 mai. 2024.