Música de concerto no Brasil: o modernismo musical e suas circulações transatlânticas

Autores/as

  • André Egg Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i123p59-68

Palabras clave:

modernismo, música, nacionalismo

Resumen

O texto analisa o modernismo musical brasileiro nas décadas de 1920 a 1940, focando na circulação de músicos, obras musicais e ideias estéticas entre o Brasil e outros países como França, Estados Unidos, Argentina e Uruguai. Pretende-se demonstrar a importância da circulação internacional para a consolidação da carreira dos músicos modernistas e para a criação de uma definição de música brasileira que se tornaria referência na cultura nacional.

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Publicado

2019-12-16

Número

Sección

dossiê histórias culturais transatlânticas

Cómo citar

EGG, André. Música de concerto no Brasil: o modernismo musical e suas circulações transatlânticas. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 123, p. 59–68, 2019. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i123p59-68. Disponível em: https://www.journals.usp.br/revusp/article/view/165111.. Acesso em: 20 may. 2024.