Sobre o que versa a vida na escola? Considerações sobre as experiências culturais a partir de Winnicott

Autores/as

  • Ana Laura Godinho Lima Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i137p73-86

Palabras clave:

sala de aula, experiências culturais, Winnicott

Resumen

O texto apresenta um conjunto de reflexões sobre a vida na escola, recorrendo às contribuições de Donald W. Winnicott sobre o ambiente e as experiências culturais, concentrando- -se no acontecimento da aula. A partir de alguns escritos desse autor, reflete-se sobre a sala de aula como um ambiente que pode ser ou não propício às experiências culturais. Sustenta-se que essa possibilidade depende de se criar condições favoráveis ao surgimento do que Winnicott designa como espaço potencial, que corresponde a uma região intermediária entre o mundo subjetivo e o mundo objetivamente percebido. Considera- -se a possibilidade de criação na aula de um ambiente favorável às experiências culturais como transicionais, ou seja, experiências que simultaneamente nos unem e nos separam dos outros e do mundo compartilhado.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ana Laura Godinho Lima, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Referencias

AB’SABER, T. “Donald Winnicott no Brasil em 2022”. Cult, 277, jan./2022.

GURFINKEL, D. “Entre o si-mesmo e o encontro com o outro”. Cult, 277, jan./2022.

PHILLIPS, A. Winnicott. Aparecida, Ideias e Letras, 2006.

WINNICOTT, D. A família e o desenvolvimento individual. São Paulo, Martins Fontes, 2013.

WINNICOTT, D. Tudo começa em casa. São Paulo, Martins Fontes, 2005.

WINNICOTT, D. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre, Artmed, 1982.

WINNICOTT, D. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro, Imago, 1975.

Publicado

2023-07-24

Número

Sección

Dossiê Vida escolar

Cómo citar

LIMA, Ana Laura Godinho. Sobre o que versa a vida na escola? Considerações sobre as experiências culturais a partir de Winnicott. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 137, p. 73–86, 2023. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i137p73-86. Disponível em: https://www.journals.usp.br/revusp/article/view/214215.. Acesso em: 20 may. 2024.