O ideário republicano e a educação: o ensino em Campinas no final do século XIX

Autores/as

  • Carmen Sylvia Vidigal Moraes

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0102-25551985000100007

Palabras clave:

Ensino Particular, Instituição Popular, Ensino Secundário, Projeto Político Republicano

Resumen

Este trabalho tem por objetivo focalizar a educação escolar, em Campinas, nas últimas décadas do século XIX, de forma que as realizações educacionais nesta cidade sejam entendidas como parte da estratégia política de um grupo representante da fração economicamente mais poderosa da classe dominante (fazendeiros de café do oeste paulista) que, alijada do poder, almejava ter acesso a ele com a vigência do estado republicano. Dividiu-se esta exposição, basicamente, em duas partes. Na primeira, após um rápido diagnóstico da educação na Província de São Paulo, procura-se analisar a situação do ensino público e privado em Campinas. Na segunda parte, propõe-se averiguar como se expressa a ação educativa dos republicanos no que diz respeito à organização e funcionamento do Culto à Ciência, instituição particular, de nível.

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Publicado

1985-12-01

Número

Sección

Colaborações