Fazendo cócegas nas tradições

o samba disjuntivo de Tom Zé

Auteurs

  • Christopher Dunn Tulane University

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i70p149-165

Mots-clés :

Samba; tradição; disjunção; experimental

Résumé

Este artigo investiga o trabalho de Tom Zé em relação à tradição do samba, enfocando principalmente três discos concebidos como “estudos”: Estudando o samba  (1976), Estudando o pagode (2005) e Estudando a bossa (2008). Com base na leitura atenta das letras de algumas canções selecionadas e na análise de aspectos formais  de sua música, este estudo busca compreender as estratégias experimentais que ele empregou para abordar criticamente a tradição da música brasileira. Propomos o termo  “samba disjuntivo” para caracterizar seus experimentos com ritmo, harmonia, poética e performance que combinam inovação musical com crítica social.

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Biographie de l'auteur

  • Christopher Dunn, Tulane University

    Professor do Departamento de Espanhol e Português, Estudos Africanos e Estudos Latino-Americanos da  Tulane University em Nova Orleans, EUA.

Publiée

2018-08-30

Numéro

Rubrique

Dossiê "Samba: 1917-2017"

Comment citer

Dunn, C. (2018). Fazendo cócegas nas tradições: o samba disjuntivo de Tom Zé. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 70, 149-165. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i70p149-165