Estrategias e desenvolvimento de garantia e controle de qualidade no ELSA-Brasil

Autores/as

  • Maria Ines Schmidt Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Faculdade de Medicina; Programa de Pos-Graduacao em Epidemiologia
  • Rosane Harter Griep Fundacao Oswaldo Cruz; Instituto Oswaldo Cruz; Laboratorio de Educacao em Ambiente e Saude
  • Valeria Maria Passos Universidade Federal de Minas Gerais; Faculdade de Medicina; Programa de Pos-Graduacao em Ciencias do Adulto
  • Vivian Cristine Luft Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Faculdade de Medicina; Programa de Pos-Graduacao em Epidemiologia
  • Alessandra Carvalho Goulart Universidade de Sao Paulo; Hospital Universitario
  • Greice Maria de Souza Menezes Universidade Federal da Bahia; Instituto de Saude Coletiva
  • Maria del Carmen Bisi Molina Universidade Federal do Espirito Santo; Departamento de Educacao Integrada em Saude
  • Alvaro Vigo Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Faculdade de Medicina; Programa de Pos-Graduacao em Epidemiologia
  • Maria Angelica Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Faculdade de Medicina; Programa de Pos-Graduacao em Epidemiologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/rsp.v47isuppl.2.76741

Resumen

O Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil) é um estudo de coorte composto de 15.105 adultos acompanhados para avaliar o desenvolvimento de doenças crônicas, especialmente diabetes e doença cardiovascular. Seu porte, natureza multicêntrica e diversidade de medidas exigiram mecanismos ágeis e efetivos de garantia e controle de qualidade. Entre as atividades de garantia de qualidade (aquelas desenvolvidas antes de iniciar a coleta de dados), destacam-se: seleção criteriosa dos instrumentos de pesquisa, treinamento e certificação centralizados, pré-testes e estudos pilotos, e elaboração de manuais de operações para os procedimentos. As atividades de controle de qualidade (realizadas durante a coleta e processamento dos dados) foram efetuadas mais intensivamente no início, quando as rotinas ainda não estavam estabelecidas. Entre elas, ressaltam-se: observação periódica dos aferidores, estudos de teste reteste, monitoramento dos dados, rede de supervisores e visitas cruzadas. Dados que estimam a confiabilidade das informações obtidas atestam que as metas de qualidade foram alcançadas.

Publicado

2013-06-01

Número

Sección

Articles

Cómo citar

Schmidt, M. I., Griep, R. H., Passos, V. M., Luft, V. C., Goulart, A. C., Menezes, G. M. de S., Molina, M. del C. B., Vigo, A., & Nunes, M. A. (2013). Estrategias e desenvolvimento de garantia e controle de qualidade no ELSA-Brasil. Revista De Saúde Pública, 47(suppl. 2), 105-112. https://doi.org/10.1590/rsp.v47isuppl.2.76741