I drank “caldo de mocotó” then i got strong! Strategic resources development process in gastronomic restaurant

Authors

  • Viviane Santos Salazar Universidade Federal de Pernambuco
  • Walter Fernando Araújo de Moraes Universidade Federal de Pernambuco
  • Yákara Vasconcelos Pereira Leite Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i3p668-695

Keywords:

Strategic Resources, Resource-Based View, Restaurant

Abstract

Understanding the origins of competitive advantage of enterprises is fundamental for their survival in the market. One of the most important theories to explain the competitive advantage of companies is Resource-Based View (RBV), in which the strategic resources are the main reason for the superior development of the enterprises. The objective of this paper is to analyze the development and/or acquisition of strategic resources of a Brazilian gastronomic restaurant. The methodology used was a case study of Mocotó Restaurant and data collection methods were interviews, documents analysis, videos and photos. The method of analysis was the content analysis with the help of Atlas.ti. The results show that the main strategic resources are organizational culture, social networking and the ability to innovate and to create of the chef, that were developed internally.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Viviane Santos Salazar, Universidade Federal de Pernambuco
    Professora Adjunto I do Departamento de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco. É bacharel em Hotelaria pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), e em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (2003). Mestre e Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem como áreas de interesse de pesquisa Estratégia Empresarial, Marketing de Serviços e Comportamento do Consumidor com foco em empresas de hospitalidade.
  • Walter Fernando Araújo de Moraes, Universidade Federal de Pernambuco
    Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (1972); Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1975); Doutorado em Management Sciences - University of Manchester Institute of Science and Techonology (1988); Pós-Doutorado - University of Texas at Austin (1998). Diretor Científico, eleito, da ANPAD - Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração (janeiro, 2005 -dezembro, 2006) e (janeiro, 2007 - dezembro, 2008). Diretor Acadêmico da Faculdade Boa Viagem (outubro, 1999 - setembro, 2001) e (abril, 2006 - março, 2009). Coordenador do Curso de Mestrado em Administração (1995 - 1997) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração, Cursos de Mestrado e Doutorado (2001-2002) e (2010-2014). Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia empresarial, estratégia de internacionalização, competição, recursos competitivos e desempenho empresarial. Consultor na área de Estratégia Empresarial. Membro da Strategic Mnagement Society e da Academy of International Business.
  • Yákara Vasconcelos Pereira Leite, Universidade Federal Rural do Semi-Árido
    Atualmente é Professora Adjunta do curso de Administração e vice-coordena do Programa de Pós-graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI) - mestrado acadêmico interdisciplinar da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Doutorado (2012- bolsista CAPES), mestrado (2006- bolsista) e graduação (2002) em Administração (UFPE). É professora do mestrado acadêmico em Cognição, Tecnologia e Instituições da UFERSA. Esteve na coordenação da especialização em Gestão Estratégica de Serviços (2015-2016) e na graduação em Administração (UFERSA) entre 2012 e 2014. Obteve experiência profissional ao trabalhar numa multinacional francesa e em diferentes instituições de ensino (UFPB, UERN, Faculdade Mater Christi, FBV, UFPE, ESUDA, FUNESA e Senac-Recife). Membro do Grupo de Pesquisa da UFPE: Câmara de Estudos em Estratégias das Organizações, Grupo de Pesquisa da UFERSA: Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração (GEPAR) e do Grupo de Pesquisa da UERN: Núcleo de Estudos Organizacionais do Alto Oeste Potiguar. Pesquisa principalmente os seguintes temas: empreendedorismo internacional, competição, processo de formação das estratégias, liderança, mudança estratégica, marketing, turismo e hotelaria. Possui trabalhos acadêmicos publicados em eventos e periódicos científicos. É avaliadora de livro (EdUFMT), artigos do ENANPAD, 3E´S, AIB (Academy of International business), GESPET, Strategic Management Society, SEMEAD e das revistas Alcance, RAUNP, Estudios y Perspectivas en Turismo, Revista de Administração de Empresas (RAE), Gestão & Regionalidade, Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT, Gestão & Planejamento, Revista Organizações Rurais & Agroindustriais, Revista de Administração Contemporânea (RAC), Revista FAROL e AFRICAN JOURNAL OF BUSINESS MANAGEMENT. Consultora na área de Estratégia Empresarial e Marketing. 

Published

2016-12-30

Issue

Section

Articles

How to Cite

SALAZAR, Viviane Santos; MORAES, Walter Fernando Araújo de; LEITE, Yákara Vasconcelos Pereira. I drank “caldo de mocotó” then i got strong! Strategic resources development process in gastronomic restaurant. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 27, n. 3, p. 668–695, 2016. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v27i3p668-695. Disponível em: https://www.journals.usp.br/rta/article/view/116549.. Acesso em: 19 may. 2024.