Invisibilidades cruzadas: uma aproximação ao conceito de o momento decisivo de Henri Cartier-Bresson

Autor/innen

  • Paulo Menezes Universidade de São Paulo. Departamento de Sociologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2017.107156

Schlagwörter:

Sociologia da arte, Fotografia, Henri Cartier-Bresson, O momento decisivo, Interpretação de imagens.

Abstract

Este artigo analisa o que se pode conceber como o conceito de o momento decisivo de Henri Cartier-Bresson, tendo em vista a proliferação de interpretações que as palavras “momento decisivo” guardam em relação ao conceito cunhado por ele. Para investigar a raiz desse conceito analisam-se algumas de suas fotos em referência a outras imagens da história da arte, como o casal Arnolfini, de Van Eyck, a natureza morta, de Willen Kalf, e as pinturas de Vermeer, além das fotografias de Diane Arbus.

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Autor/innen-Biografie

  • Paulo Menezes, Universidade de São Paulo. Departamento de Sociologia

    Professor do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo.

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2017-04-15

Ausgabe

Rubrik

Artigos

Zitationsvorschlag

Menezes, P. (2017). Invisibilidades cruzadas: uma aproximação ao conceito de o momento decisivo de Henri Cartier-Bresson. Tempo Social, 29(1), 211-233. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2017.107156