A sedição pela arte

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2021.183313

Schlagwörter:

Impresso, Gravura, Sedição, Autoritarismo

Abstract

Resenha de Impressos subversivos: arte, cultura e política no Brasil 1924-1964. São Paulo, Intermeios, 2020, de Maria Luiza Tucci Carneiro.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografie

  • Luiz Armando Bagolin, Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros

    Flósofo e professor do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, IEB-USP. 

Literaturhinweise

Benjamin, Walter. (1936), A obra de arte na época da sua reprodução técnica. Tradução da primeira versão francesa abreviada de Pierre Klossowski em Zeitschrift für Sozialforschung V, Paris – Cahier n. 1, Lib. Alcan. Retomado nas Œuvres choisies, 1959, tradução de Maurice de Gandillac. Texto alemão completo em Schriften I.

Breton, André. (2001), Manifestos do surrealismo. Rio de Janeiro, Ed. Nau.

Carneiro, Maria Luiza Tucci. (2020), Impressos subversivos: arte, cultura e política no Brasil 1924-1964. São Paulo, Intermeios/USP/Capes/Fapesp, 2020, 212 p.

Lobato, Monteiro. (20 dez. 1917), “A propósito da Exposição Malfatti” [“Paranoia ou mistificação?”]. O Estado de S. Paulo.

Pedrosa, Mário. (1986), Mundo, homem, arte em crise. São Paulo, Perspectiva.

Teles, Gilberto Mendonça. (1982), Vanguarda europeia e modernismo brasileiro: apresentação dos principais poemas, manifestos, prefácios e conferências vanguardistas, de 1857 a 1972. Rio de Janeiro, Vozes.

Veröffentlicht

2021-08-16

Ausgabe

Rubrik

Resenhas

Zitationsvorschlag

Bagolin, L. A. (2021). A sedição pela arte. Tempo Social, 33(2), 387-392. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2021.183313