Consumo de drogas, opinião pública e moralidade: motivações e argumentos baseados em uso

Autores/as

  • Gustavo Venturi Universidade de São Paulo. Departamento de Sociologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2017.126682

Palabras clave:

Drogas psicoativas, Opinião pública, Moralidade, Autonomia moral, Survey

Resumen

Este artigo analisa dados de um survey nacional de 2013, representativo da população brasileira com 16 anos e mais, que abordou percepções, práticas e opiniões sobre o uso de drogas psicoativas no Brasil. Descreve o comportamento de diferentes segmentos sociodemográficos quanto ao consumo de álcool, tabaco e drogas ilícitas, relacionando-o a uma escala atitudinal, construída como síntese de oito variáveis com opiniões sobre consumo e política para drogas hoje ilegais. Recorre à técnica de regressão logística multinomial para identificar as variáveis preditoras de dois posicionamentos à primeira vista contraditórios, em termos de dissonância entre comportamento declarado e atitude manifesta: os usuários de drogas ilícitas proibicionistas – favoráveis à manutenção da política de drogas vigente, que criminaliza o consumo e prioriza o enfoque do problema como questão de segurança pública – e os não usuários antiproibicionistas. Analisa tais posicionamentos à luz da teoria psicossocial construtivista da moralidade, desenvolvida por Jean Piaget e Lawrence Kohlberg, expondo o potencial da mesma para compreendê-los e para abordar a discussão das políticas públicas voltadas para lidar com o fenômeno universal do consumo de substâncias psicoativas.

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Biografía del autor/a

  • Gustavo Venturi, Universidade de São Paulo. Departamento de Sociologia

    Professor do Departamento de Sociologia da USP. Coordenador-adjunto do Consórcio de Informações Sociais e tutor do Programa de Educação Tutorial do MEC no curso de Ciências Sociais da USP. Psquisador do Núcleo de Estudos para Prevenção da Aids (Nepaids-USP), do Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop-UNICAMP) e do grupo de pesquisa “Opinião pública: marketing político e comportamento eleitoral” (CNPq-UFMG).

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Publicado

2017-08-08

Número

Sección

Dossiê: Drogas e sociedade em uma perspectiva comparada

Cómo citar

Venturi, G. (2017). Consumo de drogas, opinião pública e moralidade: motivações e argumentos baseados em uso. Tempo Social, 29(2), 159-185. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2017.126682