Sacrifício e liquidação do sujeito: notas sobre a sociologia da música de Adorno
DOI:
https://doi.org/10.1590/ts.v2i2.84811Palabras clave:
Adorno, Sociologia da música, Stravinsky, A Sagração da PrimaveraResumen
Este artigo busca retrabalhar alguns aspectos da crítica músico-sociológica de Theodor W. Adorno. Tem por base alguns parágrafos da Filosofia da nova música, em que Adorno analisa A Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky. Aceita a premissa de que a Filosofia da nova música é um excurso da Dialética do Esclarecimento, e vai aos textos na procura de suas relações internas; daí o papel central da análise e da crítica do tema do sacríficio na Sagração. Trata-se, então, de averiguar na música de Stravinsky o sacríficio e suas múltiplas manifestações. Ao mesmo tempo, quer mostrar como esse sacríficio e suas múltiplas manifestações. Ao mesmo tempo, quer mostrar como esse sacríficio alinha-se à idéia de liquidação do sujeito, recorrente na obra de Adorno. Por fim, aponta algumas premissas fundamentais da crítica de Adorno, procurando relacioná-la à obra músico-sociológica de Max Weber.
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