Ensino Superior no Brasil das últimas décadas: redução nas desigualdades de acesso?

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.125482

Mots-clés :

Ensino superior, Acesso, Desigualdades, Expansão, Brasil

Résumé

Nas últimas décadas podemos identificar uma significativa expansão do Ensino Superior no Brasil, acompanhada de importantes alterações na composição socioeconômica dos estudantes. O objetivo principal deste trabalho é verificar se esses movimentos levaram também a uma redução das desigualdades nas chances de acesso a esse nível educacional. Com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (IBGE), para os anos de 1995, 2005 e 2015, buscaremos não somente descrever as tendências observadas nas duas últimas décadas, como também testar empiricamente, por meio de modelos multivariados, a hipótese de redução das desigualdades de acesso. Mais especificamente, estaremos interessados em avaliar a possível redução dos efeitos de classe de origem sobre as chances de acesso ao Ensino Superior, assim como sobre a qualidade desse acesso, se através da rede pública ou privada, ao longo das últimas duas décadas.

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Biographie de l'auteur

  • André Salata, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Professor adjunto do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUC-RS.

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Publiée

2018-07-28

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

Salata, A. (2018). Ensino Superior no Brasil das últimas décadas: redução nas desigualdades de acesso?. Tempo Social, 30(2), 219-253. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.125482