Leitores Relutantes e Práticas Escolares de Leitura Juvenil: aprendendo o prazer de ler, com Harry Potter
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i26.84299Palavras-chave:
Literatura Juvenil, Práticas de Leitura, Leitores RelutantesResumo
Esse artigo discute a inserção da escola no âmbito das culturas juvenis, estimulando-a a articular leitura, tecnologias, mídia e conectividade. Utilizando-se de pesquisa bibliográfica e de resultados obtidos em uma investigação (Quadros, 2011), as autoras efetuam o percurso característico do leitor, que pode se identificar, no processo inicial de formação, com o perfil do leitor relutante (Jobe e Sakari, 1999), mas que gradualmente, por meio de práticas escolares, se apropria culturalmente, do poder e do controle da leitura. Os resultados apontam para a responsabilidade social da escola, na construção histórico-cultural do perfil e do repertório de seus jovens leitores.
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Copyright (c) 2014 Renata Junqueira de Souza
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