Body-Substance: a body with puppets

Authors

  • Adriana Maria Cruz dos Santos Universidade Federal do Pará. Escola de Teatro e Dança.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v12i2p51-62

Keywords:

Theater of animation, Theater with puppets, Body-Substance

Abstract

This article discusses an artistic investigation amidst the group In Bust Teatro com Bonecos, expanding to dialogue with procedures generated in the playing of different puppeteers, a significant expressive element of animation theater. This work reflects on the artistic field and the invention of a body build within the space-time of this game: a body-substance. It highlights the relevance of the encounter, which became a methodological operator to develop the research.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Adriana Maria Cruz dos Santos, Universidade Federal do Pará. Escola de Teatro e Dança.

    Doutora em Artes pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA).

References

ALVARENGA, Juliana. A poética da substância: procedimentos da alquimia em artistas contemporâneos. Belo Horizonte: Relicário, 2016.

AMARAL, Ana Maria. Teatro de Animação: da teoria à prática. 3. ed. Cotia: Ateliê, 2007.

CORREIA, Anibal José Pacha. Pequenas histórias para pequenos grandes mundos de uma meninagem arteira. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.

COSTA, Felisberto Sabino da. Sobre Relógios e Nuvens: Mestiçagem, Hibridações e Dramaturgias no Teatro de Animação. Móin-Móin: revista de estudos sobre teatro de formas animadas. Jaraguá do Sul, ano 7, v. 8, p. 27-48, 2011.

KASTRUP, Virgínia. O funcionamento da atenção do trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa- intervenção e produção de subjetividades. Porto Alegre: Sulina, 2009.

MARCONDES, Marina Machado. A poética do brincar. São Paulo: Loyola, 2004.

NASCIMENTO. Paulo Ricardo Silva do. O ator inbusteiro. In: SITCHIN, Henrique. O papel do ator animador na cena teatral. São Paulo: Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação de São Paulo, 2010.

NASCIMENTO, Paulo Ricardo Silva do. Atuação com bonecos nas cenas de Belém: quem é aquele, quando e de onde ele veio e como ele fez o boneco brincar. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) – Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.

NASCIMENTO, Paulo Ricardo Silva do. Casarão do Boneco: experiência de um corpo relacional em um território existencial. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

SANTOS, Adriana Maria Cruz dos. Sobrevoos e pousos sobre a dramaturgia do In Bust teatro com bonecos. 2015. 128 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13569. Acesso em: 16 de maio de 2023.

SANTOS, Adriana Maria Cruz dos. Invenções de um corpo na prática teatral de atores com bonecos. 2019. Tese (Doutorado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes, Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/32417. Acesso em: 16 de maio de 2023.

Published

2022-12-30

How to Cite