Cuerpo-Sustancia: um cuerpo com marionetas

Autores/as

  • Adriana Maria Cruz dos Santos Universidade Federal do Pará. Escola de Teatro e Dança.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v12i2p51-62

Palabras clave:

Teatro de animación, Teatro de marionetas, Cuerpo-Sustancia

Resumen

Este artículo presenta apuntes sobre una investigación artística en el grupo In Bust Teatro Com Bonecos y, posteriormente, dialoga con procedimientos generados en el juego escénico de diferentes actores del lenguaje teatral de animación con marionetas, elemento expresivo significativo de esta escena. Este trabajo teje reflexiones sobre el campo artístico y la invención de un cuerpo construido en el espacio-tiempo de este juego: un cuerpo-sustancia. Se observa la relevancia del encuentro, que se estableció como operador metodológico para desarrollar la investigación.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Adriana Maria Cruz dos Santos, Universidade Federal do Pará. Escola de Teatro e Dança.

    Doutora em Artes pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA).

Referencias

ALVARENGA, Juliana. A poética da substância: procedimentos da alquimia em artistas contemporâneos. Belo Horizonte: Relicário, 2016.

AMARAL, Ana Maria. Teatro de Animação: da teoria à prática. 3. ed. Cotia: Ateliê, 2007.

CORREIA, Anibal José Pacha. Pequenas histórias para pequenos grandes mundos de uma meninagem arteira. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.

COSTA, Felisberto Sabino da. Sobre Relógios e Nuvens: Mestiçagem, Hibridações e Dramaturgias no Teatro de Animação. Móin-Móin: revista de estudos sobre teatro de formas animadas. Jaraguá do Sul, ano 7, v. 8, p. 27-48, 2011.

KASTRUP, Virgínia. O funcionamento da atenção do trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa- intervenção e produção de subjetividades. Porto Alegre: Sulina, 2009.

MARCONDES, Marina Machado. A poética do brincar. São Paulo: Loyola, 2004.

NASCIMENTO. Paulo Ricardo Silva do. O ator inbusteiro. In: SITCHIN, Henrique. O papel do ator animador na cena teatral. São Paulo: Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação de São Paulo, 2010.

NASCIMENTO, Paulo Ricardo Silva do. Atuação com bonecos nas cenas de Belém: quem é aquele, quando e de onde ele veio e como ele fez o boneco brincar. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) – Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.

NASCIMENTO, Paulo Ricardo Silva do. Casarão do Boneco: experiência de um corpo relacional em um território existencial. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

SANTOS, Adriana Maria Cruz dos. Sobrevoos e pousos sobre a dramaturgia do In Bust teatro com bonecos. 2015. 128 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13569. Acesso em: 16 de maio de 2023.

SANTOS, Adriana Maria Cruz dos. Invenções de um corpo na prática teatral de atores com bonecos. 2019. Tese (Doutorado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes, Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/32417. Acesso em: 16 de maio de 2023.

Publicado

2022-12-30

Cómo citar