Sylvia Plath, Cláudia Roquette-Pinto e os limites da escrita: uma poética do autoaniquilamento.
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v23i23p89-102Résumé
A partir da análise comparativa da poética de Sylvia Plath e de Claudia Roquette-Pinto, unidas aqui por relação referencial bem como por certo anacronismo, este artigo pretende pensar a construção de uma linguagem que atravessa o tema e a materialidade do corpo, do feminino e da morte. O suicídio, na vida e na poética de Sylvia Plath, serve como chave de análise, ora refutada ora apresentada, para se pensar essa escrita obscura, realizada numa espécie de “zona de sombra” entre o dizível e o indizível, no contato com as margens da vida, que vai recair sobre os extremos da linguagem. Nomes como Van Gogh, Antonin Artaud, Anne Sexton, Ana Cristina César, entre outros, são também evocados neste artigo como desagregadores de instituições, como a própria linguagem.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos Editora, 2009.
ARTAUD, A. Van Gogh: o suicidado pela sociedade. 2 ed. Rio de Janeiro: Achiamé, sd.
BATAILLE, Georges. O ânus solar (e outros textos). Trad. Aníbal Fernandes. Lisboa: Assírio e Alvim, 2007.
BRITTO, Paulo Henriques. Claudia Roquette-Pinto. Coleção Ciranda da Poesia. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.
KUMIN, Maxine. "How it was". In: SEXTON, Anne, The Complete Poems of Anne Sexton. Massachusetts: Houghton Mifflin Company Boston, 1981.
MELLO, Heitor Ferraz. Poesia presente: Cláudia Roquette-Pinto, acessado no site: http://www.claudiaroquettepinto.com.br/
MORICONI, Í. Pós-modernismo e volta do sublime na poesia brasileira. In: PEDROSA, C. et al. Poesia hoje. Rio de Janeiro: EdUFF, 1998, p. 11-26.
PEDROSA, Célia. Considerações anacrônicas: lirismo, subjetividade, resistência. In: CAMARGO, Maria Lúcia de Barros; PEDROSA, Célia. (Org.) Poesia e contemporaneidade: leituras do presente. Chapecó: Argos, 2001. p. 7-23.
PLATH, Sylvia. A Redoma de Vidro. Rio de Janeiro: Editora Globo S.A., 1991.
PLATH, Sylvia. Ariel. Campinas: Verus Editora, 2007.
ROBERT, Eliane Robert. O corpo impossível: a decomposição da figura humana: de Lautréamont a Bataille. São Paulo: Iluminuras, 2002.
ROQUETTE-PINTO, Claudia. Os Dias Gagos. Rio de Janeiro: Edição da autora, 1991.
ROQUETTE-PINTO, Claudia. Saxífraga.Rio de Janeiro: Salamandra, 1993.
ROQUETTE-PINTO, Claudia. Zona de Sombra.Rio de Janeiro: 7 Letras, 1997.
ROQUETTE-PINTO, Claudia. Corola.São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.
ROQUETTE-PINTO, Claudia. Margem de Manobra. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2005.
ROQUETTE-PINTO, Claudia. Dentro e Fora. In: Sussekind (orgs.) Vozes Femininas,gêneros, mediações e práticas de escrita.
SIMON, Iumna & DANTAS, Vinícius, Consistência de Corola. Novos Estudos CEBRAP85. São Paulo, 2009. <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-33002008000300008&script=sci_arttext> Visualizado em: 11/10/2018.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).