Multiálogo e arco tenso: poemas intermídia de Décio Pignatari
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i28p169-187Mots-clés :
poesia concreta, poemas intermídias, Claus Clüver, Lucia Santaella, suportes, intermidiRésumé
Décio Pignatari (1927-2012) era o mais irreverente do trio de poetas concretos que compunha junto com os irmãos Haroldo e Augusto de Campos. A ousadia de Pignatari está na sátira, mas também no multiálogo das mídias, que ele experimenta por meio de diferentes suportes nos poemas intermídia. O objetivo do trabalho foi trazer a poesia de Décio Pignatari para o campo de análise do suporte de inscrição, sugerindo um diálogo ativo com o contemporâneo digital. Observa-se que existe algum dado tecnomoderno nos poemas intermídia um movimento (1956), hombre hambre hambra (1957) e caviar (1959), que transitam entre os suportes da página e do áudio. Para compor a discussão teórica do conceito de intermídia foram utilizados os textos: Inter textos/ inter artes/ inter media (2006) e Concrete poetry and the new performance arts: intersemiotic, intermedia, intercultural (2000), de Claus Clüver. Já os textos: A poesia concreta como precursora da cibercultura (2006) e Décio Pignatari entre a vida, os signos e a memória (2016), de Lucia Santaella, articularam o diálogo entre os poemas e o contexto digital.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
AGUILAR, Gonzalo. Poesia Concreta Brasileira: As vanguardas na encruzilhada modernista. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.
ALBERTS, Bruce et al. Biologia molecular da célula. Porto Alegre: Artmed, 2017.
ANDRADE, Mário de. “Ode ao burguês”. In: ANDRADE, Mário de. Paulicéia desvairada. Barueri: Ciranda Cultural, 2016.
ASSIS, Adriana Carolina Hipólito. “Imagens de um corpo poe(ró)tico digitalizado”. Anuário de literatura: Publicação do Curso de Pós-Graduação em Letras, Literatura Brasileira e Teoria Literária, v. 19, n. 2, p. 169-187, 2014.
CAMPOS, Augusto de. PIGNATARI, Décio CAMPOS, Haroldo de. Teoria da poesia concreta. São Paulo: Ateliê Editorial, ed. 4, 2006.
CAMPOS, Haroldo de. “Olho por olho a olho nu”. In: CAMPOS, Augusto de. PIGNATARI, Décio CAMPOS, Haroldo de. Teoria da poesia concreta. São Paulo: Ateliê Editorial, ed. 4, 2006.
CAMPOS, Haroldo de. “Ruptura dos gêneros na literatura latino-americana”. In: MORENO, César Fernández (Org.). América Latina em sua Literatura. São Paulo: Perspectiva, 1979.
CHARTIER, Roger. “Escutar os mortos com os olhos”. Estudos Avançados, v. 24, n. 69, p. 7 30, 2010.
CLÜVER, Claus. “Inter textus/ Inter artes/ Inter media”. Aletria: revista de estudos de literatura, v. 14, n. 2, p. 10-41, 2006.
CLÜVER, Claus¬. “Concrete Poetry and the New Performance Arts: Intersemiotic, Intermedia, Intercultural”. In: CLÜVER, Claus¬. East of West. New York: Palgrave Macmillan, 2000.
EL HAOULI, Janete; MANNIS, José Augusto. “Sound piece: in memoriam Décio Pignatari”. Massenmedien und Kommunikation. - Montage Collage Komposition, v. 195/196, p. 135-140, 2014.
MAIAKOVSKI, Vladimir. “A flauta-vértebra”. In: MAIAKOVSKI, Vladimir. Maiakovski. São Paulo: Editora Perspectiva, ed. 3, 1985.
MAINGUENEAU, Dominique. “Oral, escrito, impresso”. In: MAINGUENEAU, Dominique. O contexto da obra literária. São Paulo: Martins Fontes, ed. 2, 2001.
MAINHARD, Veruschka Bluhm. Considerações sobre timbre vocal e sua função na obra Noigandres 4 de José Augusto Mannis. In: CONGRESSO DA ANPPOM, ed. 23, 2013. Anais da ANPPOM. Natal, 2013. p. 1-10.
PIGNATARI, Décio. “& se não perceberam”. In: CAMPOS, Augusto de. PIGNATARI, Décio CAMPOS, Haroldo de. Teoria da poesia concreta. São Paulo: Ateliê Editorial, ed. 4, 2006.
PIGNATARI, Décio. “Poesia concreta: organização”. In: CAMPOS, Augusto de. PIGNATARI, Décio CAMPOS, Haroldo de. Teoria da poesia concreta. São Paulo: Ateliê Editorial, ed. 4, 2006.
PIGNATARI, Décio. “Entrevista Roda Viva”. TV Cultura, 1989. Disponível em: <https://www.youtube. com/watch?v=AUnjYoDDwbM>. Acesso em: 17 mar. 2020.
PIGNATARI, Décio. “Caminhos da escola: episódio 34”. TV Escola/ Grupo Conspiração / TV Cultura, 2009. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=z0a504397D4>. Acesso em: 14 jun. 2020.
POESIACONCRETA. “um movimento”. 1971. Disponível em: <https://poesiaconcreta.com.br/player.php?acao=play&id=285&numero=1>. Acesso em: 20 mai. 2020.
POESIACONCRETA. “caviar”. 2002. Disponível em: <https://poesiaconcreta.com.br/player.php?acao=play&id=180&numero=34>. Acesso em 20 mai. 2020.
POESIACONCRETA. “hombre hambre hambra”. 2002. Disponível em <https://poesiaconcreta.com.br/player.php?acao=play&id=178&numero=32>. Acesso em 20 mai. 2020.
POESIACONCRETA. “um movimento”. 2002. Disponível em: <https://poesiaconcreta.com.br/player.php?acao=play&id=175&numero=29>. Acesso em: 20 mai. 2020.
POESIACONCRETA. “hombre hambre hambra”. 2007. Disponível em: <https://poesiaconcreta.com.br/player.php?acao=play&id=292&numero=8>. Acesso em: 20 mai. 2020.
SANTAELLA, Lucia. “A poesia concreta como precursora da cibercultura”. Suplemento MG, ed. especial, p. 31-35, 2006.
SANTAELLA, Lucia. “Décio Pignatari entre a vida, os signos e a memória”. Interin, v. 21, n. 2, p. 203 217, 2016.
SILVA, Claudicélio Rodrigues da. “O risco de eros na pele do texto: a poesia erótico-concreta de Décio Pignatari”. Revista Alĕre, v. 17, n. 1, p. 15-36, 2018.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Monalisa Medrado Bomfim 2020
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).