CULTURA E CONTRACULTURA: FERLINGHETTI
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i13p127-137Mots-clés :
cultura, contracultura, poesia beatRésumé
O presente artigo tem como objetivo traçar um paralelo entre os conceitos de Cultura e Subcultura, em contraponto à ideia de Contracultura, como proposto por Luis Britto García. Para isso, utilizamos como referência a poesia beat americana, movimento formado pela geração de poetas da década de 60 que tinha como proposta uma desarticulação dos valores estabelecidos. Como método, nos aproximamos de um desses poetas, Lawrence Ferlinghetti e observamos que, tanto na composição de sua escrita, quanto no seu papel como editor de livros, havia um procedimento de destaque para a função de uma “leitura”: leitura de poesia, do mundo e da geração. O leitor, então, se torna a utopia da escrita e da formação de uma cultura, ou contracultura, por fora das lógicas institucionalizadas e estabelecidas.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
BARTHES, Roland. O Prazer do Texto. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Editora Perspectiva, 1987.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2000.
________________. Origem do drama barroco alemão I. Tradução, apresentação e notas de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.
________________. Sobre alguns temas em Baudelaire. Tradução de E. A. Cabral e J. B. de Oliveira Damião. In: BENJAMIN, W.; HORKHEIMER, W.; ADORNO, T. W.; HABERMAS, Textos escolhidos. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
________________. Sobre o conceito da história. In: ____. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. tradução Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 2006.
BERGSON, Henri. Memória e Vida. Tradução Claudia Berliner. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2006.
BRITTO GARCÍA, Luis. Cultura e contracultura. In: ___ El império contracultural: del Rock a la postmodernidad. La Habana, Cuba: Editorial Arte y Literatura, 2005 (1. ed. 1991)
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
FERLINGHETTI, Lawrence. Um Parque de Diversões na Cabeça. São Paulo: L&PM Pcket, 2007.
GEERTZ, Clifford. O impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem. In:___ A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
LEMINSKI, Paulo. Uivo e Silêncio. In: Anseios Crípticos 2. Curitiba: Criar Edições, 2001.
________________. Vida: Cruz e Souza, Bashô, Jesus e Trotski. – 4 biografias. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
PIVA, Roberto. Um Estrangeiro na Legião – obras reunidas, volume 1. organização Alcir Pécora. São Paulo: Globo, 2005.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. II, número 3, 1989.
ROSZAK, Theodore. Contracultura: reflexões sobre a sociedade tecnocrática e a oposição juvenil. Petrópolis, Vozes, 1984.
WILLER, Claudio. Geração Beat. São Paulo: L&PM Pcket, 2010.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).