PORTAL DE REVISTAS DA USP
Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Estudos Avançados
Actual
Archivos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos en línea
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 32 Núm. 94 (2018)
Vol. 32 Núm. 94 (2018)
Publicado:
2018-12-17
Editorial
Editorial
xi-xi
pdf (Portugués)
Ensino de ciências
Ensino de Botânica
conhecimento e encantamento na educação científica
Suzana Ursi, Percia Paiva Barbosa, Paulo Takeo Sano, Flávio Augusto de Souza Berchez
7-24
pdf (Portugués)
Potencialidades do ensino de Biologia por Investigação
Daniela Lopes Scarpa, Natália Ferreira Campos
25-41
pdf (Portugués)
Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores
Anna Maria Pessoa de Carvalho, Lucia Helena Sasseron
43-55
pdf (Portugués)
A formação continuada do professor de Física
Jesuína Lopes de Almeida Pacca, Alberto Villani
57-71
pdf (Portugués)
Uma análise crítica do ensino de Física
Marco Antonio Moreira
73-80
pdf (Portugués)
Dimensões a considerar na pesquisa com dispositivos móveis
Marcelo Almeida Bairral
81-95
pdf (Portugués)
A abordagem histórico-investigativa no ensino de Ciências
Renata F. M. Batista, Cibelle Celestino Silva
97-110
pdf (Portugués)
Ensino Médio–etapa conclusiva de uma educação em crise
Luís Carlos de Menezes
111-118
pdf (Portugués)
Trajetória e perspectivas para o ensino de Matemática nos anos iniciais
Cármen Lúcia Brancaglion Passos, Adair Mendes Nacarato
119-135
pdf (Portugués)
Materiais curriculares e professores que ensinam Matemática
Jonei Cerqueira Barbosa, Andréia Maria Pereira de Oliveira
137-152
pdf (Portugués)
Conexões extramatemáticas na formação inicial de docentes
Yuly Vanegas, Joaquin Giménez
153-169
pdf (Portugués)
A história da álgebra e o pensamento algébrico
correlações com o ensino
Flávio Ulhoa Coelho, Marcia Aguiar
171-187
pdf (Portugués)
Etnomatemática, justiça social e sustentabilidade
Ubiratan D’Ambrosio
189-204
pdf (Portugués)
Formação de professores de Química no Brasil e no mundo
Carmen Fernandez
205-224
pdf (Portugués)
Princípios para o currículo de um curso de Química
Flavio Antonio Maximiano
225-245
pdf (Portugués)
A química no Vestibular Fuvest (1980-2018)
Paulo Alves Porto
247-267
pdf (Portugués)
As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular
Maria Eunice Ribeiro Marcondes
269-284
pdf (Portugués)
A arqueologia como paradigma de ciência histórica e interdisciplinar
Astolfo Gomes de Mello Araujo
285-308
pdf (Portugués)
Ensino de Geociências na universidade
Umberto G Cordani, Marcia Ernesto, Maria Assunção F. da Silva Dias, Elisabete de Santis B. G. Saraiva, Fernando F. de Alkmim, Carlos Alberto Mendonça, Rachel Albrecht
309-330
pdf (Portugués)
Perspectivas do ensino de Geociências
Marcia Ernesto, Umberto G. Cordani, Celso dal Ré Carneiro, Maria Assunção F. da Silva Dias, Carlos Alberto Mendonça, Elisabete de Santis Braga
331-343
pdf (Portugués)
Por uma dialética das controvérsias
o fim do modelo positivista na história das ciências
Gildo Magalhães
345-361
pdf (Portugués)
Engenharia da Complexidade em Edgar Morin
José Roberto Castilho Piqueira
363-370
pdf (Portugués)
Textos
Conhecimentos ecológicos indígenas e recursos naturais
a descolonização inacabada
Gonzalo Aguilar Cavallo
373-390
pdf (Portugués)
Aníbal Quijano e a racionalidade alternativa na América Latina
diálogos com Mariátegui
Deni Alfaro Rubbo
391-409
pdf (Portugués)
Anibal Quijano (1930-2018), Instituto de Estudos Avançados e o contexto peruano
Enrique Amayo Zevallos
411-427
pdf (Portugués)
Como e por quê escrevemos História do Brasil.Uma interpretação
Carlos Guilherme Mota
429-439
pdf (Portugués)
Idioma
English
Español
Português
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as