School inclusion and contemporary paradoxes

a psychoanalytic approach

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i3p576-580

Keywords:

psocanálise, educação, inclusão escolar

Abstract

Resenha do dossiê temático  Enjeux d’inclusion à l’école: regards psychanalytiques lançado na França em 2020, com organização de Ilaria Pirone, que aporta uma visada psicanalítica ao debate atual acerca da inclusão escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Rinaldo Voltolini, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação

    Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), São Paulo, SP, Brasil

  • Paula Fontana Fonseca, Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia

    Psicanalista. Psicóloga no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Professora no Mestrado em Educação da Universidade Ibirapuera, São Paulo, SP, Brasil.

References

Canguilhem, G. (2009). O normal e o patológico (6a. ed.). Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária.

Foucault, M. (2010). Os anormais: curso no Collège de France (1974-1975). São Paulo, SP: WMF Martins Fontes.

Gauchet, M. (2007). La démocratie d’une crise à l’autre. Nantes: Cécile Defaut.

Mannoni, M. (1988). Educação impossível. Rio de Janeiro, RJ: Francisco Alves.

Pirone, I. & Ottavi (2020). Entretien avec Pierre Macherey: «La force des normes». Psychologie Clinique, 50(2), 7-14. https://doi.org/10.1051/psyc/202050007

Voltolini, R. (2005). A inclusão é não toda. In: F. A. G. Colli & M. C. Kupfer (Orgs.). Travessias (pp. 149-155). São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.

Voltolini, R. (2015). Miséria ética na educação inclusiva: por uma inclusão política mais do que social. Educação, 38(2), 222-229. doi: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.20048

Published

2020-12-28

How to Cite

Voltolini, R., & Fonseca, P. F. (2020). School inclusion and contemporary paradoxes: a psychoanalytic approach. Clinical Styles. The Journal on the Vicissitudes of Childhood, 25(3), 576-580. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i3p576-580