Amor materno e cuidado profissional

Auteurs

  • Fernanda Schmitt Ribeiro Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Silvia Maria Abu-Jamra Zornig Professora na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i3p542-557

Mots-clés :

cuidado profissional, amor materno, desenvolvimento emocional, bebê, método Esther Bick

Résumé

Este artigo visa trazer uma reflexão acerca dos cuidados profissionais direcionados à primeira infância, especialmente os cuidados oferecidos por babás, tão comum no contexto brasileiro. Primeiramente, foi proposta uma discussão acerca da importância do cuidado para o desenvolvimento emocional do bebê, bem como as distinções existentes entre as relações que a cuidadora estabelece com o bebê, daquela estabelecida entre a díade mãe-bebê. Partindo dessas considerações, um estudo de caso foi apresentado. Este foi realizado com uma mãe e seus três bebês trigêmeos, acompanhados por uma observadora durante os dois primeiros anos de vida dos bebês através do método Bick de observação de bebês.

 

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographies de l'auteur

  • Fernanda Schmitt Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

  • Silvia Maria Abu-Jamra Zornig, Professora na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Membro-fundadora da Associação Brasileira de Estudos sobre o bebê (ABEBE), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Téléchargements

Publiée

2018-12-31

Comment citer

Ribeiro, F. S., & Zornig, S. M. A.-J. (2018). Amor materno e cuidado profissional. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 23(3), 542-557. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i3p542-557