Formação continuada de professores: conhecimento e saber na análise clínica das práticas profissionais

Autori

  • Sandra Francesca Conte de Almeida Universidade Católica de Brasília; Programas stricto sensu em Psicologia e em Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v17i1p76-87

Parole chiave:

formação de professores, psicanálise, educação

Abstract

Na direção da análise das práticas docentes, de orientação psicanalítica, a implicação subjetiva eprofissional do professor, no exercício de seu ofício, demanda a necessária articulação entre conhecimento e saber, isto é, entre o conhecimento possível e contingencial, produzido pela ciência, e o (des)conhecimento do enigma que anima o sujeito, um saber não-sabido, portador de verdade. Para que o conhecimento não se reduza à dimensão de objeto de troca e de gozo do Outro, o professor, marcado por seu estilo singular, dá testemunho do saber que o habita e o interroga, enquanto produção de desejo, cuja verdade torna-se o caminho a guiá-lo na aventura de educar entre Sila e Caríbdis. Tal é o desafio à formação de professores, na perspectiva da análise clínica das práticas profissionais, cuja origem histórica permite compreender e analisar seus desdobramentos, nos dias atuais.

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Pubblicato

2012-06-01

Come citare

Almeida, S. F. C. de. (2012). Formação continuada de professores: conhecimento e saber na análise clínica das práticas profissionais. Stili Della Clinica. Rivista Sui Destini dell’infanzia, 17(1), 76-87. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v17i1p76-87