Gender artivism and socio-cultural mediation in the transpophageal manifesto of Renata Carvalho
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2021.171049Keywords:
Gender, Transgenderness, Scenic arts, Artivism, Socio-cultural mediationAbstract
This article proposes a reflection on the mediating role that transvestite artists in Brazil play in the contemporary scene. For that purpose, the theatrical show Manifesto transpofágico (Transpophagic manifest), by actress Renata Carvalho, is examined. Based on the on-site observation of the show, the analysis reveals the elements of artivism and socio-cultural mediation being practiced in favor of a greater acceptance of transgenderness in a society still marked by transphobia and prejudice towards gender dissidence.
Downloads
References
ARAÚJO, Alberto Filipe; GOMES, Eunice S. L.; ALMEIDA, Rogério de. O mito revivido: a mitanálise como método de investigação do imaginário. São Paulo: Képos, 2014.
BRUNEL, Pierre. Dicionário de mitos literários. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.
DURAND, Gilbert. Mito, símbolo e mitodologia. Lisboa: Presença, 1981.
DURAND, Gilbert. Campos do imaginário. Lisboa: Piaget, 1996.
HOLLANDA. Chico Buarque. Essa gente. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
MORAES, Vinicius de. Orfeu da Conceição. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1956.
NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia: ou helenismo e pessimismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
PRUDENTE, Celso Luiz. Os tambores negros, antropologia da estética da arte negra dos tambores sagrados dos meninos do Morumbi: pedagogia afro. São Paulo: Fiuza, 2011.
PRUDENTE, Celso Luiz. A dimensão pedagógica da alegoria carnavalesca no cinema negro enquanto arte de afirmação ontológica da africanidade: pontos para um diálogo com Merleau-Ponty. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 23, n. 53/1, p. 403-424, 2014.
THAMOS, Márcio. Do hexâmetro ao decassílabo: Equivalência estilística baseada na materialidade da expressão. Scientia Traductionis, Florianópolis, n. 10, p. 201-213, 2011.
Filmografia
HARDCORE: No submundo do sexo. Diretor: Paul Schrader. Los Angeles: Columbia Pictures, 1979. 108 min.
LADRÕES de Bicicleta. Diretor: Vittorio De Sica. Itália: Produzioni De Sica, 1948. 89 min.
ORFEU do carnaval. Diretor: Marcel Camus. Brasil, França, Itália: Dispat Films; Gemma; Tupan Filmes, 1959. 100 min.
ORFEU. Diretor: Cacá Diegues. Rio de Janeiro: Globo Filmes, 1999. 110 min.
ORFEU. Diretor: Jean Cocteau. Paris: Films du Palais, 1950. 95 min.
VIDAS em Fuga. Diretor: Sidney Lumet. New York: Pennebaker Productions, 1959. 119 min.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Emerson Silva Meneses
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.