Memória literária, leitura e ensino
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v29i1p85-102Palabras clave:
Leitura, Letramento literário, Intertextualidade, Ensino de literatura.Resumen
O ensino da literatura mesmo quando centrado na leitura é, muitas vezes, negligenciado diante de outras necessidades da sala de aula. Privilegia-se o ensino da leitura, sem objeto bem definido, por se apresentar como uma preocupação de todas as áreas e não somente das aulas de língua materna. Porém, um olhar mais atento revela que é exatamente a leitura dos textos literários que traz respostas para questões de outras esferas (LAJOLO, 1982; 1993; COSSON, 2006). Neste artigo, tomando como base, a intertextualidade, um dos elementos constitutivos dos textos literários (MAINGUENEAU, 2004), propõem-se algumas reflexões sobre o papel do letramento literário, apresentando sugestões de atividades, baseadas no conceito de professor como mediador dos diálogos constituídos no texto literário e de outros diálogos derivados destes na sala de aula.Descargas
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