A arte de escrever cartas e sua aplicação nas práticas escolares

Autores/as

  • Maria Lúcia da Cunha Victorio de Oliveira Andrade Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0ispep97-117

Resumen

A partir de algumas cartas selecionadas da correspondência pessoal de Machado de Assis, organizada por SÉrgio Paulo Rouanet (2008), buscamos identificar e analisar
as estratégias de envolvimento ou distanciamento presentes em quinze cartas, visando a caracterizar as Tradições Discursivas (TD), no que diz respeito à constituição do gênero epistolar (carta pessoal), que constituem o sistema discursivo das pràticas sociais do século XIX.

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Biografía del autor/a

  • Maria Lúcia da Cunha Victorio de Oliveira Andrade, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo
    Professora da èrea de Filologia e Língua Portuguesa, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo

Publicado

2010-09-27

Número

Sección

Artigos originais

Cómo citar

ANDRADE, Maria Lúcia da Cunha Victorio de Oliveira. A arte de escrever cartas e sua aplicação nas práticas escolares. Linha D’Água, São Paulo, n. spe, p. 97–117, 2010. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v0ispep97-117. Disponível em: https://www.journals.usp.br/linhadagua/article/view/62345.. Acesso em: 14 may. 2024.