A arte de escrever cartas e sua aplicação nas práticas escolares

Auteurs

  • Maria Lúcia da Cunha Victorio de Oliveira Andrade Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0ispep97-117

Résumé

A partir de algumas cartas selecionadas da correspondência pessoal de Machado de Assis, organizada por SÉrgio Paulo Rouanet (2008), buscamos identificar e analisar
as estratégias de envolvimento ou distanciamento presentes em quinze cartas, visando a caracterizar as Tradições Discursivas (TD), no que diz respeito à constituição do gênero epistolar (carta pessoal), que constituem o sistema discursivo das pràticas sociais do século XIX.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Maria Lúcia da Cunha Victorio de Oliveira Andrade, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo
    Professora da èrea de Filologia e Língua Portuguesa, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo

Téléchargements

Publiée

2010-09-27

Numéro

Rubrique

Artigos originais

Comment citer

ANDRADE, Maria Lúcia da Cunha Victorio de Oliveira. A arte de escrever cartas e sua aplicação nas práticas escolares. Linha D’Água, São Paulo, n. spe, p. 97–117, 2010. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v0ispep97-117. Disponível em: https://www.journals.usp.br/linhadagua/article/view/62345.. Acesso em: 15 mai. 2024.