Contribuições da análise textual dos discursos para o ensino em ambientes virtuais

Autori

  • Sueli Cristina Marquesi Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v26i2p185-201

Parole chiave:

sequências textuais explicativas, sequências textuais descritivas, interação, ensino em ambientes virtuais / Keywords, Explicative Textual Sequences, Descriptive Textual Sequences, Interaction, Teaching in Virtual Environments

Abstract

O presente artigo tem por objetivo principal discutir aspectos teóricos da Análise Textual dos Discursos que orientam uma metodologia de aprendizagem autônoma por alunos universitários. Tomando por base, principalmente, estudos desenvolvidos por Adam (2008), será discutida uma unidade temática de conteúdo teórico da área de Ciências Exatas, em que sequências explicativas e descritivas constroem-se de forma a proporcionar a interação entre o texto veiculado em ambiente virtual e o aluno e, consequentemente, facilitam-lhe a aprendizagem de um conteúdo totalmente novo. Para tanto, trar-se-á para a discussão atividades destinadas a alunos de Engenharia de uma universidade brasileira, componentes de uma disciplina trabalhada a distância. A metodologia em discussão estabelece o diálogo entre uma questão central do ensino em ambientes virtuais de aprendizagem – a interação pela linguagem – e o papel que o aluno, nesses ambientes, assume: um leitor/autor que constrói sentidos e transfere conhecimentos.

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Biografia autore

  • Sueli Cristina Marquesi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / Universidade Cruzeiro do Sul

    Departamento de Português da PUCSP / Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa da PUCSP / Programa de Mestrado em Linguística da UNICSUL

Pubblicato

2013-12-16

Fascicolo

Sezione

Artigos originais

Come citare

MARQUESI, Sueli Cristina. Contribuições da análise textual dos discursos para o ensino em ambientes virtuais. Linha D’Água, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 185–201, 2013. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v26i2p185-201. Disponível em: https://www.journals.usp.br/linhadagua/article/view/63172.. Acesso em: 19 may. 2024.