O compromisso político de Bertolt Brecht
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2023.210604Palabras clave:
Bertolt Brecht, Teatro épico, Engajamento, Peças didáticasResumen
Bertolt Brecht (1898-1956), dramaturgo e diretor alemão, dedicou o conjunto de sua obra ao pensamento crítico e à exploração dos funcionamentos dos processos sociais. Seu compromisso com as questões políticas e culturais de sua época – como o avanço do nazifascismo, sua vida no exílio e as críticas ao capitalismo –, assim como a formulação teórica de uma nova forma de produção teatral que se contrapõe ao teatro burguês, hegemônico e mercadológico, encontram concretude em sua prática artística, realizada coletivamente no trabalho do Berliner Ensemble, grupo teatral criado por ele e Helene Weigel, em setembro de 1949. Foi seu envolvimento com as questões sociais que o levou a desenvolver um novo jeito de fazer teatro e a radicalizar e refuncionalizar o aparelho. A partir do diálogo com Adorno e Benjamin, o artigo debate a questão do engajamento brechtiano, à luz de aspectos de sua obra.
Descargas
Referencias
ADORNO, Theodor W. “Commitment”. In: Notes to literature. Nova York: Columbia University Press, vol. II, 1992, pp. 76-94.
BARNETT, David. Brecht in practice – Theatre, theory and performance. Londres: Bloomsbury, 2015.
BARNETT, David. The rise and fall of Modelbooks, Notate and the Brechtian method: Documentation and the Berliner Ensemble’s Changing Roles as a Theatre Company. Theatre Research International, 41: 2, 2016, pp. 106-121.
BENJAMIN, Walter. Ensaios sobre Brecht. São Paulo: Boitempo, 2017.
BORNHEIM, Gerd. Brecht – A estética do teatro. Rio de Janeiro: Graal, 1992.
BRECHT, Bertolt. Schriften zum Theater. Frankfurt: Suhrkamp Verlag, Vol. I-VII, 1963.
BRECHT, Bertolt. Teatro dialético. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.
BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
BRECHT, Bertolt. Bertolt Brecht’s Me-Ti – Book of interventions in the flow of things. Londres: Bloomsbury, 2016.
BRECHT, Bertolt.; BERLAU, Ruth; HUBALEK, Claus; PALITZSCHPALITZSCH, Peter; RÜLICKER, Käthe. Theaterarbeit. Dresden: VVV Dresdner Verlag, 1952.
COSTA, Iná Camargo. Sinta o drama. Petrópolis: Vozes, 1998.
DORT, Bernard. O teatro e sua realidade. São Paulo: Perspectiva, 2010.
JAMESON, Fredric. Brecht e a questão do método. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
KOUDELA, Ingrid. Texto e jogo: uma didática brechtiana. São Paulo: Perspectiva, 2010.
KOUDELA, Ingrid. . (org.). Um vôo brechtiano. São Paulo: Perspectiva, 1992.
PASTA, José Antônio. Trabalho de Brecht. São Paulo: Duas Cidades, Ed. 34, 2010.
SCHWARZ, Roberto. “Altos e baixos da atualidade de Brecht”. In: Sequências brasileiras. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, pp. 113-148.
WEKWERTH, Manfred. Diálogo sobre a encenação – Um manual de direção teatral. São Paulo: Hucitec, 1986.
WEKWERTH, Manfred.. Daring to play – a Brecht companion. Londres: Routledge, 2011.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Beatriz Calló
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos autorales y conceden a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite la divulgación de este trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (p.e. publicar en archivos institucionales o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo online (p.e. en archivos institucionales o en su página personal) en cualquier momento, sea antes o durante el proceso editorial, ya que puede provocar modificaciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver O Efeito do Acesso Livre).