Gustave Flaubert e o castigo histórico do mau leitor: leituras de Georg Lukács sobre A educação sentimental em diálogo com Dolf Oehler e Theodor Adorno
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2023.210606Palabras clave:
Gustave Flaubert, Georg Lukács, EngajamentoResumen
Este artigo propõe uma breve reflexão sobre as leituras de Flaubert realizadas por Georg Lukács ao longo de sua obra, a começar pela Teoria do romance, passando pelo Romance histórico, por “Balzac: Les Illusions Perdues?” e outras obras contemporâneas ou posteriores. O objetivo desse artigo é expor a mudança na posição que Flaubert ocupa na crítica literária de Lukács e contrapô-la à leitura de Dolf Oehler sobre o escritor francês, ao lado de discussões desenvolvidas por Adorno acerca das mudanças na crítica estética lukacsiana. De modo geral, nosso interesse, podemos dizer, relaciona-se com o tema do engajamento: A educação sentimental é um livro que expõe uma realidade estática de modo neutro e meramente ilustrativo, ou haveria, apesar da impotência de Frédéric, uma tomada de posição – e talvez um convite à ação – frente aos acontecimentos narrados?
Descargas
Referencias
ADORNO, T. Notas de literatura I. 1ª edição. São Paulo, SP. Editora 34, 2003.
ADORNO, T. Aesthetic Theory. Série: Bloomsbury Revelations. Londres: Bloomsbury Academic, 1997.
ADORNO, T. “Commitment.” In: Aesthetics and Politics (org. Frederic Jameson). Verso, 2007.
ADORNO, T. “Reconciliação extorquida: A propósito da Significação atual do realismo crítico de Georg Lukács.” In: Um capítulo da história da modernidade estética: debate sobre o expressionismo (org. Carlos Eduardo Jordão Machado). 2. e. São Paulo, SP: Editora UNESP, 2014.
AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. 4. ed. São Paulo, SP: Perspectiva, 2016. 507 p. (Estudos, 2).
CULLER, Jonathan D. Flaubert: The uses of uncertainty. Aurora [Estados Unidos]: The Davies Group Publishers, 2006. 259p.
FLAUBERT, G. Madame Bovary : mœurs de province. Paris: Éditions Gallimard, 2001.
FLAUBERT, G. L’éducation sentimentale. Paris : Éditions Gallimard, 2005.
FLAUBERT, G. A educação sentimental. (Trad. de Adolfo Casais Monteiro) São Paulo: Nova Alexandria, 2009.
LUKÁCS, Georg. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. São Paulo, SP: Duas Cidades: Editora 34, 2015.
LUKÁCS, Georg. Arte e sociedade: Escritos estéticos 1932-1967. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Editora UFRJ, 2011.
LUKÁCS, Georg. “Balzac: Les Illusions Perdues”. In: Ensaios sobre literatura. 1. ed. Brasília, DF: Coordenada-Editora de Brasília, 1969.
LUKÁCS, Georg. “Narrar ou Descrever?” In: Marxismo e teoria da literatura. 2. ed. São Paulo, SP: Expressão Popular, 2010. 296 p.
LUKÁCS, Georg. Romance histórico. São Paulo, SP: Boitempo, 2011.
MARX, Karl. O 18 de brumário de Luís Bonaparte. São Paulo, SP: Boitempo, 2011.
OEHLER, Dolf. Quadros parisienses: estética antiburguesa em Baudelaire, Daumier e Heine (1830-1848). São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
OEHLER, Dolf. O velho mundo desce aos infernos: auto-análise da modernidade após o trauma de junho de 1848 em Paris. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Maria Elisa Perez Pagan
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos autorales y conceden a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite la divulgación de este trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (p.e. publicar en archivos institucionales o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo online (p.e. en archivos institucionales o en su página personal) en cualquier momento, sea antes o durante el proceso editorial, ya que puede provocar modificaciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver O Efeito do Acesso Livre).