Fãs ou amigos? enxergando a mídia social como fazem os músicos

Auteurs

  • Nancy K. Baym

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v7i1p13-46

Mots-clés :

música, músicos, fãs, mídias sociais, relacionamentos, amizade

Résumé

Na última década, as audiências engajadas através das mídias sociais se tornaram um importante elemento na vida dos músicos. O artigo analisa entrevistas com trinta e seis músicos para compreender como eles apreendem suas interações e relações com audiências online. Também ressalta os limites incertos entre fãs e amigos, identifcando como interações online podem trazer recompensas interpessoais para músicos, assim como gerar desafos interpessoais. Músicos equilibram estas tensões através de uma gama de estratégias que dependem da necessidade de protegerem a si mesmos, seus entes queridos e a integridade da experiência de seus fãs. Ao invés de se aproximar da plateia online como fãs que são necessariamente menos poderosos, muitos dos músicos os tratam como iguais.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Nancy K. Baym
    Pesquisadora chefe da Microsoft Research. Autora de Personal connections in the digital age; Internet inquiry: conversations about methodseTune in, log on: soaps, fandom and online community.

Téléchargements

Publiée

2013-06-05

Numéro

Rubrique

Dossiê

Comment citer

Baym, N. K. (2013). Fãs ou amigos? enxergando a mídia social como fazem os músicos. MATRIZes, 7(1), 13-46. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v7i1p13-46