Fãs ou amigos? enxergando a mídia social como fazem os músicos

Autori

  • Nancy K. Baym

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v7i1p13-46

Parole chiave:

música, músicos, fãs, mídias sociais, relacionamentos, amizade

Abstract

Na última década, as audiências engajadas através das mídias sociais se tornaram um importante elemento na vida dos músicos. O artigo analisa entrevistas com trinta e seis músicos para compreender como eles apreendem suas interações e relações com audiências online. Também ressalta os limites incertos entre fãs e amigos, identifcando como interações online podem trazer recompensas interpessoais para músicos, assim como gerar desafos interpessoais. Músicos equilibram estas tensões através de uma gama de estratégias que dependem da necessidade de protegerem a si mesmos, seus entes queridos e a integridade da experiência de seus fãs. Ao invés de se aproximar da plateia online como fãs que são necessariamente menos poderosos, muitos dos músicos os tratam como iguais.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografia autore

  • Nancy K. Baym
    Pesquisadora chefe da Microsoft Research. Autora de Personal connections in the digital age; Internet inquiry: conversations about methodseTune in, log on: soaps, fandom and online community.

Pubblicato

2013-06-05

Fascicolo

Sezione

Dossiê

Come citare

Baym, N. K. (2013). Fãs ou amigos? enxergando a mídia social como fazem os músicos. MATRIZes, 7(1), 13-46. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v7i1p13-46