Cruzar a metrópole
segregação urbana, exclusão social e a lógica mercantil dos serviços de transporte
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2018.145969Keywords:
Mobility, Mobility Transit, Urban Segregation, Social ExclusionAbstract
Inserido nos debates sobre a mobilidade, esse artigo discute o papel dos transportes coletivos na vida urbana, com uma análise específica do município de Ribeirão das Neves, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Partindo do pressuposto de que a mobilidade não é atributo universal, mas vivida de maneira desigual nos territórios da metrópole, analiso as relações entre transporte, segregação urbana e exclusão social. A partir de dados secundários, mostro como a mobilidade em Ribeirão das Neves é baixa – o tempo médio de deslocamento de sua população é alto e o acesso ao transporte é fortemente condicionado pela renda. O município conta com linhas de ônibus pouco frequentes, de baixa qualidade e caras, o que afeta diretamente a possibilidade de seus moradores acessarem a outras regiões da metrópole, agravando a exclusão. Através de trabalho etnográfico nos ônibus de Ribeirão das Neves, foi possível perceber os problemas enfrentados pelos moradores as barreiras sociais impostas pelo sistema de transportes da região. A pesquisa mostra ainda como esses problemas estão estritamente relacionados ao caráter mercantilizado dos transportes, uma vez que a contrapartida financeira da atividade se sobrepõe às necessidades de deslocamento da população.
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