Cruzar a metrópole
segregação urbana, exclusão social e a lógica mercantil dos serviços de transporte
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2018.145969Palabras clave:
mobilidade, transportes, segregação urbana, exclusão social, Ribeirão das NevesResumen
Inserido nos debates sobre a mobilidade, esse artigo discute o papel dos transportes coletivos na vida urbana, com uma análise específica do município de Ribeirão das Neves, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Partindo do pressuposto de que a mobilidade não é atributo universal, mas vivida de maneira desigual nos territórios da metrópole, analiso as relações entre transporte, segregação urbana e exclusão social. A partir de dados secundários, mostro como a mobilidade em Ribeirão das Neves é baixa – o tempo médio de deslocamento de sua população é alto e o acesso ao transporte é fortemente condicionado pela renda. O município conta com linhas de ônibus pouco frequentes, de baixa qualidade e caras, o que afeta diretamente a possibilidade de seus moradores acessarem a outras regiões da metrópole, agravando a exclusão. Através de trabalho etnográfico nos ônibus de Ribeirão das Neves, foi possível perceber os problemas enfrentados pelos moradores as barreiras sociais impostas pelo sistema de transportes da região. A pesquisa mostra ainda como esses problemas estão estritamente relacionados ao caráter mercantilizado dos transportes, uma vez que a contrapartida financeira da atividade se sobrepõe às necessidades de deslocamento da população.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Política de direitos compartilhados
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Ao submeter seu trabalho à Plural, o autor concorda que: o envio de originais à revista implica autorização para publicação e divulgação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os textos, a Plural se reserva todos os direitos autorais, inclusive os de tradução, permitindo sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fonte. O conteúdo do periódico será disponibilizado com licença livre, Creative Commons - Atribuição NãoComercial- CompartilhaIgual –, o que quer dizer que os artigos podem ser adaptados, copiados e distribuídos, desde que o autor seja citado, que não se faça uso comercial da obra em questão e que sejam distribuídos sob a mesma licença (ver: http://www.creativecommons.org.br/).