Lições sobre a África: abordagens da história africana nos livros didáticos brasileiros

Auteurs

  • Anderson Ribeiro Oliva Universidade de Brasília; Departamento de História

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i161p213-244

Mots-clés :

ensino da história da África, livros didáticos, história africana

Résumé

O tratamento concedido à trajetória histórica das sociedades africanas nos manuais escolares utilizados entre a 5ª e a 8ª séries do ensino fundamental é o tema principal do presente artigo. O recorte temporal eleito para observação corresponde à abordagem da história africana que se estende do século VII ao XVIII. Apesar dos avanços identificados em algumas coleções, o quadro geral da análise sinaliza para a existência de algumas imprecisões no enfoque da temática.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2009-12-31

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

OLIVA, Anderson Ribeiro. Lições sobre a África: abordagens da história africana nos livros didáticos brasileiros . Revista de História, São Paulo, n. 161, p. 213–244, 2009. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i161p213-244. Disponível em: https://www.journals.usp.br/revhistoria/article/view/19124.. Acesso em: 18 mai. 2024.