Canto coletivo e canto coral: um estudo sobre a música vocal moçambicana

Autores

  • Mauro Albino Muhera Universidade Eduardo Mondlane
  • Vladimir Alexandro Pereira Silva Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.211445

Palavras-chave:

Moçambique, Canto coletivo, Canto coral, Makwayela, Canções revolucionárias

Resumo

O objetivo do presente artigo é caracterizar as práticas do canto coletivo e do canto coral em Moçambique. Baseado em vários estudos, tratamos da makwayela, das Canções Revolucionárias e do movimento coral em Maputo, abrangendo grupos específicos, como o Majescoral, e eventos, como o Fest Coros. Abordamos, também, os princípios que norteiam a criação e execução dos repertórios cantados polifonicamente, incluindo aqueles ligados à harmonia e à condução vocal. Os resultados apontam que o ato de cantar em conjunto, em Moçambique, antecede a era colonial e a implantação das igrejas cristãs e que o canto coletivo tem os seus elementos típicos, que se desenvolvem dentro de um contexto social. Além disso, observamos que programas como o Fest Coros e o trabalho de várias instituições públicas e privadas ajudam na massificação do canto coral no país. Por fim, concluímos que esse tipo de investigação amplia a visibilidade da prática coral moçambicana em outros contextos, expandindo as possibilidades de atuação de coros, regentes e preparadores vocais.

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Publicado

2023-09-01

Edição

Seção

Dossiê Temático: Música e relações étnico-raciais

Como Citar

Canto coletivo e canto coral: um estudo sobre a música vocal moçambicana. (2023). Revista Música, 23(1), 237-268. https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.211445