Canto coletivo e canto coral: um estudo sobre a música vocal moçambicana
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.211445Palabras clave:
Moçambique, Canto coletivo, Canto coral, Makwayela, Canções revolucionáriasResumen
O objetivo do presente artigo é caracterizar as práticas do canto coletivo e do canto coral em Moçambique. Baseado em vários estudos, tratamos da makwayela, das Canções Revolucionárias e do movimento coral em Maputo, abrangendo grupos específicos, como o Majescoral, e eventos, como o Fest Coros. Abordamos, também, os princípios que norteiam a criação e execução dos repertórios cantados polifonicamente, incluindo aqueles ligados à harmonia e à condução vocal. Os resultados apontam que o ato de cantar em conjunto, em Moçambique, antecede a era colonial e a implantação das igrejas cristãs e que o canto coletivo tem os seus elementos típicos, que se desenvolvem dentro de um contexto social. Além disso, observamos que programas como o Fest Coros e o trabalho de várias instituições públicas e privadas ajudam na massificação do canto coral no país. Por fim, concluímos que esse tipo de investigação amplia a visibilidade da prática coral moçambicana em outros contextos, expandindo as possibilidades de atuação de coros, regentes e preparadores vocais.
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