Música, Metáfora e Conceitos Estéticos
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v17i1.144601Keywords:
Música, Metáfora, Realismo Estético, Conceitos EstéticosAbstract
Uma parte importante do realismo estético é a ideia de que os conceitos estéticos designam propriedades estéticas. No caso da música, o realista estético sustenta que os conceitos estéticos que aparecem nas experiências e nos julgamentos estéticos em muitos casos designam propriedades estéticas da música (e talvez dos sons que a constituem). Empregamos conceitos estéticos para representar propriedades estéticas que a música possui. Entretanto, tem sido discutido – principalmente por Roger Scruton – que existem problemas na compreensão do realista estético sobre a relação entre conceitos estéticos e não estéticos. Acredita-se que esses problemas sejam gerados pelo uso das metáforas na descrição da música e da experiência musical. No presente trabalho tratarei de algumas questões que isto levanta, em resposta a alguns pontos abordados por Malcolm Budd, e veremos que o realismo estético precisa ser desenvolvido em uma certa direção. Neste artigo, eu desenvolvo e defendo o realismo estético mais do que argumento contra visões não realistas.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Nick Zangwill
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).