Claudio Santoro's trajectory from his songs

Authors

  • Camila Ventura Fresca Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.163662

Keywords:

Brazilian chamber song, Claudio Santoro, Brazilian music of the XX century, Voice and piano

Abstract

This article aims to make a general approach to the song genre within the production of Amazonian composer Claudio Santoro (1919-1989). One of the greatest Brazilian composers, Santoro left more than 500 works, among which are about 60 songs, distributed throughout all his production period. From the songs, it is possible to follow the different creative phases that Santoro went through. However, with the exception of the two cycles made in partnership with the poet Vinícius de Moraes – Canções de amorand Três canções populares– the other pieces remain unknown, as they were never edited or recorded. The article is part of a research done to record 31 of these songs, 18 of them in world première recording.

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Author Biography

  • Camila Ventura Fresca, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Camila Fresca é doutora e mestre em Artes/Musicologia pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Em 2014 defendeu a tese Luz e sombra: música e política na trajetória de Manoel Joaquim de Macedo (1945-1925), e em 2008 concluiu a dissertação Uma extraordinária revelação de arte: Flausino Vale e o violino brasileiro, ambas sob orientação da Prof. Dra. Flávia Camargo Toni no Depto. de Música da USP. Bacharel em História (FFLCH-USP) e Comunicação Social - Jornalismo (PUC-SP), atua como jornalista, curadora e pesquisadora especializada em música clássica. É colaboradora de veículos como Folha de S. Paulo, Revista e Site Concerto, Revista Osesp e Revista Cult. É editora de programas e palestrante da temporada 2018/2019 da Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. É curadora da série de música de câmara "Cameratas" do Sesc Santo André. Ministra cursos sobre história da música brasileira; mulheres na música; música brasileira e modernismo; tradição violinística brasileira e internacional. De 2005 a 2018 foi articulista e repórter da Revista e Site Concerto. Em 2016 e 2017 foi curadora da série "Em Concerto" do Sesc-SP, com apresentações mensais de música de câmara nas unidades de São Carlos e Bertioga. Entre 2012 e 2016 integrou a Fundação Padre Anchieta de São Paulo como coordenadora musical da Rádio Cultura FM, além de roteirista e consultora do programa Clássicos (TV Cultura). É autora dos livros Uma extraordinária revelação de arte: Flausino Vale e o violino brasileiro (Annablume, 2010) e Música nas montanhas: 40 anos do Festival de Inverno de Campos do Jordão (Santa Marcelina Cultura, 2009). Em 2009, em parceria com Claudia Toni, publicou um mapeamento da música clássica brasileira no livro Cultural Mapping Brazil 2009 (editor: Jorn Konijn), editado em Amsterdã pela SICA - Dutch Centre for International Cultural Activities. Em 2011 idealizou e dirigiu o CD Flausino Vale e o violino brasileiro (Petrobras/Selo Clássicos), do violinista e maestro Cláudio Cruz, vencedor do Prêmio Bravo! Prime 2011 na categoria música erudita. Nesse mesmo ano revisou, ao lado de Cláudio Cruz, as partituras da primeira edição integral dos 26 prelúdios característicos e concertantes para violino só do compositor Flausino Vale, publicada pela Editora Criadores do Brasil (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Em 2016 e 2018 foi responsável pela coordenação editorial do catálogo do Festival Sesc de Música de Câmara. Desde 2015 é parecerista da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, avaliando publicações científicas na área. É convidada regular de juris de prêmios na área de música, como Prêmio APCA, Prêmio Concerto e Prêmio Machado Meyer (Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo).

References

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Published

2019-12-22

How to Cite

Claudio Santoro’s trajectory from his songs. (2019). Revista Música, 19(2), 309-318. https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.163662