Dossier "Music in Quaretine": Presentation

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.180209

Keywords:

Dossier, Music in quaretine, COVID-19, Musical Lives, Distance learning, Emotions of musicians

Abstract

The dossier “Music in quarantine” gathers articles and reports selected by the invited publishers, with reflections and experiences of musicians and music teachers, regarding the musical activities (pedagogical, artistic, and therapeutic) carried out during the quarantine decreed since March 2020 (in Brazil), when face-to-face classes and musical performances were banned because of measures to contain the Coronavirus pandemic worldwide. The dossier is divided into three sub-areas of interest: Musical Education, coordinated by Dr. Magali Kleber and Dr. Luciane Garbosa; Performance, coordinated by Dr. Sonia Ray; Musician's health and emotions, coordinated by Dr. Luciane Cuervo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Magali Oliveira Kleber, Universidade Estadual de Londrina

    MAGALI OLIVEIRA KLEBER é Professora Associada aposentada na Universidade Estadual de Londrina tendo atuado nos cursos de graduação e de pós-graduação em música.  Graduada e especialista em piano pela EMBAP, doutorou-se em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e fez o mestrado em Música pela UNESP- São Paulo. Cursou o pós-doutorado em Etnomusicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Realizou, ao longo de sua carreira acadêmica, orientações de Iniciação Cientifica, dissertação de mestrado e pesquisas de relevância internacional como líder do grupo de pesquisa cadastro no CNPq Educação Musical e Movimentos Sociais, com a proposta de investigar as práticas musicais contextos da periferia urbana nas esferas da educação formal e informal envolvendo políticas públicas e o Terceiro Setor. Coordenou de 2011 a 2014 a área de música na UEL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, patrocinado pela CAPES. É autora de relevantes publicações no contexto nacional e internacional na área. Foi presidente da Associação Brasileira de Educação Musical de 2009 a 2011. Foi membro Board da Community Music Activity da ISME – International Society for Music Education de 2008 a 2012. Recentemente foi eleita como membro do Board da ISME, gestão 2016 a 2018.

  • Luciane Wilke Freitas Garbosa, Universidade Federal de Santa Maria

    Possui graduação em Música - Bacharelado em Piano pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) - e Doutorado em Música - Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia (2003). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria (2019), atuando com formação de professores nos cursos de Licenciatura em Música, Pedagogia e Educação Especial, no Laboratório de Educação Musical - LEM/Centro de Educação. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música - Educação Musical, atuando principalmente com: formação de professores, estágio supervisionado, produção e análise de materiais didáticos, pesquisa (auto)biográficas. Desenvolve pesquisas com histórias de vida e memórias. Atuou no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Linha de Pesquisa: Educação e Artes, entre 2004 e 2014. Foi presidente do Conselho Editorial da Revista da ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical nos anos de 2009-2011, Editora da Revista da ABEM na gestão 2013-2015, e Diretora Regional Sul da ABEM (2017-2019). Foi editora convidada da Revista Música na Educação Básica nos anos de 2009, 2010, 2011 e 2014, atuando diretamente da criação da publicação. É vice-líder do grupo de pesquisa (CNPq/) FAPEM: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. Atua como parecerista de periódicos e de eventos na área de Música - Educação Musical e nas áreas de Educação e de Artes.

  • Sonia Ray, Universidade Federal de Goiás

    SONIA RAY é professora Titular da Universidade Federal de Goiás em Goiânia, onde leciona Contrabaixo, Música de Câmara e Metodologia de Pesquisa. Possui graduação em Composição e Regência pelo Instituto de Artes da Unesp (SP, 1993), Mestrado (1996) e Doutorado (1998) em Performance e Pedagogia do Contrabaixo, ambos na University of Iowa, EUA. Apresenta-se regularmente em performances ao contrabaixo priorizando o repertório contemporâneo para o instrumento. É artista convidada da International Society of Bassists desde 1993. Concluiu 2 estágios de Pós-doutoramento sendo um na University of North Texas (2008) e outro na Universitè Paris VIII / CNSMDP, França (2016-2017). É professora Colaboradora no PPG Música do IA-UNESP onde orienta mestrado e doutorado em performance musical (contrabaixo e música de câmara). Desenvolve pesquisas com ênfase em Performance Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: contrabaixo contemporâneo, pedagogia da performance musical, cognição musical, música de câmara e música brasileira. Foi Presidente da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (Gestão 2007-2011). É sócia-fundadora da ABCM-Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais e da ABC-Associação Brasileira de Contrabaixistas. É criadora da Revista Música Hodie (Qualis A1) a qual editou e presidiu o Conselho Editorial de 2001 a 2016). Atualmente é presidente da ABRAPEM - Associação Brasileira de Performance Musical.

  • Luciane Cuervo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Instituto de Artes

    LUCIANE CUERVO é professora no Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolve trabalhos com abordagem interdisciplinar entre música, educação e neurociências. Graduada em Música/UFRGS, com ênfase em flauta doce, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRGS, doutora em Informática na Educação/PGIE-UFRGS. Especialista em Neuropsicologia interdisciplinar. Atuou como pesquisadora honorária visitante no Instituto de Educação da University College London na classe de Educação Musical do professor Graham Welch (2015-2016), com quem mantém parcerias de pesquisa. Como intérprete, dedica-se à interpretação de música antiga e contemporânea, havendo estreado inúmeras composições de autores brasileiros para flauta doce. Dedica-se à pesquisa interdisciplinar sobre a musicalidade humana, nos principais temas: formação de professores - práticas musicais (voz e flauta doce), cognição musical, performance no contexto da cultura digital.

Published

2020-12-20

How to Cite

Dossier "Music in Quaretine": Presentation. (2020). Revista Música, 20(2), I-IV. https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.180209